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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os contos de fadas na Educação Infantil: possibilidades e limites do processo de ensino-aprendizagem
???metadata.dc.creator???: Jesser, Bianca Alves
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objeto os Contos de Fadas na Educação Infantil e parte do seguinte problema: quais as possibilidades e limites dos Contos de Fadas para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil? Os Contos de Fadas são histórias milenares de tradição oral que foram se modificando com o tempo para atender à psique infantil. Essas narrativas possuem características marcantes como a bruxa má, o príncipe e a princesa que foram desenvolvidas a fim de explorar a imaginação das crianças. Continuar a recontar os Contos de Fadas é dar ferramentas para que a criança consiga lidar com o mundo real e acreditar em si mesma, assim como o herói. Daí a importância de se pesquisar sobre essa temática na Educação Infantil, momento de construção da identidade e do ser é estar das crianças no mundo. Para isso, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as possibilidades e os limites dos Contos de Fadas para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil; e específicos: 1. Apresentar as concepções de Contos de Fadas e de infância; 2. Compreender a importância dos autores clássicos para os Contos de Fadas; 3. Analisar como os Contos de Fadas são utilizados para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil de acordo com teses e dissertações publicadas entre 2010 e 2020; e 4 Analisar como os Contos de Fadas auxiliam o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A metodologia traz uma pesquisa qualitativa, teórica e do tipo Estado do conhecimento com análise das teses e dissertações disponíveis no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES o dentre os autores para a base teórica da pesquisa estão Bettelheim (1903); Ariès (1981); Schneider e Torossian (2009), entre outros. Enquanto resultados, destacamos os Contos de Fadas que oferecem auxílio no desenvolvimento da persnonalidade da criança, e isso é importante no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The present work has as its object Fairy Tales in Early Childhood Education and starts from the following problem: what are the possibilities and limits of Fairy Tales for the teaching-learning process in Early Childhood Education? Fairy Tales are millenary stories of oral tradition that have been modified over time to suit the child's psyche. These narratives have striking features such as the evil witch, the prince and the princess that were developed in order to explore children's imagination. Continuing to retell Fairy Tales is to give the child tools so that he can deal with the real world and believe in himself, as well as the hero. Hence the importance of researching on this theme in Early Childhood Education, a moment of construction of identity and being of children in the world. For this, this research has the general objective to investigate the possibilities and limits of Fairy Tales for the teaching-learning process in Early Childhood Education; and specific: 1. Present the conceptions of Fairy Tales and childhood; 2. Understand the importance of classic authors for Fairy Tales; 3. Analyze how Fairy Tales are used for the teaching-learning process in Early Childhood Education according to theses and dissertations published between 2010 and 2020; and 4 Analyze how Fairy Tales help the teaching-learning process in Early Childhood Education. The methodology brings a qualitative, theoretical and State of knowledge research with analysis of theses and dissertations available in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES or among the authors for the theoretical basis of the research are Bettelheim (1979); Aries (1981); Schneider and Torossian (2009), among others. As result, we highlight the Fairy Tales offer help in the development of the child's personality, and this is important in the teaching-learning process.
Keywords: Contos de Fadas
Educação Infantil
Irmãos Grimm
Charles Perrault
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: JESSER, Bianca Alves. Os contos de fadas na Educação Infantil: possibilidades e limites do processo de ensino-aprendizagem. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Unidade Universitária Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2022 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1251
Issue Date: 23-Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

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