???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1261
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A literatura infantil no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do Ensino Fundamental
???metadata.dc.creator???: Rocha, Deidiana Ferreira da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho objetiva compreender as possibilidades e limites da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino, situada no bairro Parque Industrial Mingone I, em Luziânia, Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, pautada na metodologia qualitativa, teórico-empírica e com o estudo do tipo Estado da Arte. Teve como instrumentos de coleta de dados a observação de aulas, o questionário diagnóstico, as entrevistas estruturadas e a análise do Projeto Político Pedagógico da escola campo, além de análise de teses e dissertações publicadas entre 2010 e 2020 no banco de dados da CAPES para o tipo de Estado da Arte. Também foi realizada análise documental de legislações brasileiras sobre a educação para compreender as possibilidades e limites da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental. Para análise dos dados colhidos foi utilizado a triangulação de dados (BORTONI-RICARDO, 2008; YIN, 2001). O estudo fundamentou-se nas contribuições teóricas de: Soares (2009; 2015; 2020), Freire (1987; 1989), Ferreiro e Teberosky (1985; 1999), Abramovich (2009), Cosson (2014), legislações educacionais, dentre outros. Os resultados alcançados apontam que existem várias possibilidades para trabalhar a literatura infantil aliada à alfabetização e o letramento, como desperta o prazer de ler, incentiva o diálogo e a interação com a história contada, na qual auxilia na reflexão da escrita. Percebeu-se também que a falta do cantinho da leitura na sala de aula e a falta de biblioteca na escola configuram limites para alfabetizar e letrar as crianças do 1º ano do ensino fundamental utilizando a literatura infantil.
Abstract: The present work aims to investigate the possibilities and limits of children's literature in the process of literacy and literacy classes of 1st year of elementary school. The study will be developed in a Municipal Education Network located in the neighborhood Parque Industrial Mingone I in Luziânia (GO). For this, a field research was carried out based on qualitative, theoretical-empirical methodology and with the study of the Type State of Art. Its data collection instruments were the observation of classes, the diagnostic questionnaire, the structured interviews and the analysis of the Political Pedagogical Project of the field school, as well as analysis of theses and dissertations of productions published between 2010 and 2020 in the CAPES database for the type of State of the Art. A documental analysis of Brazilian legislation on education was also performed to understand the possibilities and limits of children's literature in the literacy and literacy process in a first-year elementary school class. Data analysis was used for data triangulation (BORTONI-RICARDO, 2008; YIN, 2001). The study was based on the theoretical contributions of: Soares (2002; 2005; 2009; 2020), Freire (1987; 1989), Ferreiro and Teberosky (1985), Abramovich (2009), Cosson (2014), educational legislation, among others. The results achieved indicate that there are several possibilities to work children's literature together with literacy and literacy, as it arouses the pleasure of reading, encourages dialogue and interaction with the story told, in which it helps in the reflection of writing. It was also noticed that the lack of the reading corner in the classroom and the lack of library in school configure limits for literacy and literacy of children in the 1st year of elementary school using children's literature.
Keywords: Literatura Infantil
Alfabetização
Letramento
Ensino Fundamental
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ROCHA, Deidiana Ferreira da. A literatura infantil no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do Ensino Fundamental. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1261
Issue Date: 23-Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0059-2021 Deidiana Ferreira.pdfTCC_Deidiana Ferreira1.69 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.