???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1262
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Formação de pedagogas (os) para atuarem na Educação de Jovens e Adultos: realidade e desafios
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Denize Vitória Carvalho
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Adão, Jorge Manoel
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta reflexões acerca de formação inicial de Pedagogas (os) para atuarem na Educação de Jovens e Adultos – EJA, buscando analisar a trajetória profissional desses sujeitos, os locais de trabalho, assim como sua visão sobre o período em que iniciaram sua graduação. Este trabalho se dá por uma análise bibliográfica sobre a EJA, expondo categoricamente sua história, de modo que a haja uma compreensão sobre a legislação em que esta é baseada, assim como a legislação que rege a formação de Pedagogas (os) para atuação nessa modalidade. Assinalando que o direito e a identidade própria da EJA estão garantidos desde a promulgação da atual Constituição Federal; retomamos a legislação referente à formação de professores e, também as Diretrizes Curriculares Nacionais de áreas selecionadas, nas quais se omitiu a especificidade da Educação de Jovens e Adultos. Este trabalho avalia também o silêncio em relação à EJA, nas licenciaturas, e como está se confunde com a situação dessa modalidade de ensino no Brasil. Alvo de metas modestas, políticas descontinuadas e por sua vez fragmentadas, a EJA traduz um projeto no qual a universalização da educação básica de qualidade para todos vem sendo assunto menor.
Abstract: This work presents reflections on the initial training of Pedagogues (os) to work in Youth and Adult Education - EJA, seeking to analyze the professional trajectory of these subjects, the workplaces, as well as their view on the period in which they began their graduation. This work is based on a bibliographic analysis of the EJA, categorically exposing its history, so that there is an understanding of the legislation on which it is based, as well as the legislation that governs the formation of Pedagogues (os) to work in this modality. Noting that the right and identity of the EJA are guaranteed since the promulgation of the current Federal Constitution; we resumed the legislation referring to teacher training and also the National Curriculum Guidelines of selected areas, in which the specificity of Youth and Adult Education was omitted. This work also evaluates the silence in relation to EJA, in the degrees, and how it is confused with the situation of this type of education in Brazil. Target of modest goals, discontinued and fragmented policies, the EJA translates a project in which the universalization of quality basic education for all has been a minor issue.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Formação Docente
Licenciatura em Pedagogia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: OLIVEIRA, Denize Vitória Carvalho. Formação de pedagogas (os) para atuarem na Educação de Jovens e Adultos: realidade e desafios. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1262
Issue Date: 15-Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.