???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1278
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Presença da equipe multidisciplinar no espaço escolar: realidades e desafios
???metadata.dc.creator???: Brasil, Jannyfer Jhuliana Ribeiro
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Adão, Jorge Manoel
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem a finalidade de pesquisar sobre a Equipe Multidisciplinar escolar e seus aspectos: bem como, compreender os desafios e a realidade da Equipe Multidisciplinar em sala de aula; conceituar a Equipe Multidisciplinar escolar; arrolar quais são os profissionais que fazem parte dessa Equipe e quais são as áreas de atuação de cada um; como esse trabalho contribui para o bom desempenho escolar dos educandos; e, quais são os benefícios para os alunos, para os professores e para a gestão escolar. Ao longo da pesquisa busca-se compreender essas questões, com a fundamentação teórica de alguns autores, e descobrir quais foram os desafios enfrentados pela escola, alunos e Equipe Multidisciplinar em tempos de Pandemia. A Equipe Multidisciplinar escolar constitui-se pela junção de diferentes profissionais de diferentes áreas de atuação, que se juntam para que, por meio de técnicas e intervenções pedagógicas, possam obter o mesmo resultado; que nesse caso é auxiliar no desempenho escolar dos alunos, podendo ser esses profissionais o Pedagogo, o Psicopedagogo, o Assistente Social, o Psicólogo, entre outros profissionais. Assim, ao longo da pesquisa, busca-se conhecer e compreender mais sobre a realidade e desafios da Equipe Multidisciplinar e analisar as Políticas Públicas voltadas para a para a Equipe e então, descobrir qual a sua relevância para a educação e para as instituições de ensino no Brasil.
Abstract: The present work has the purpose of researching the School Multidisciplinary Team and its aspects: as well as: understanding the challenges and the reality of the Multidisciplinary Team in the classroom; conceptualize the School Multidisciplinary Team; list which professionals are part of this Team and what are the areas of activity of each one; how this work contributes to the students' good school performance; and, what are the benefits for students, teachers and school management. Throughout the research, we seek to understand these issues, with the theoretical foundation of some authors, and find out what were the challenges faced by the school, students and Multidisciplinary Team in times of Pandemic. The School Multidisciplinary Team is constituted by the joining of different professionals from different areas of activity, who come together so that, through pedagogical techniques and interventions, they can obtain the same result; which in this case is to assist in the school performance of students, and these professionals may be the Pedagogue, the Psychopedagogue, the Social Worker, the Psychologist, among other professionals. Thus, throughout the research, we seek to know and understand more about the reality and challenges of the Multidisciplinary Team and analyze the Public Policies aimed at the Team and, however, discover their relevance to education and to teaching institutions in the Brazil.
Keywords: Equipe Multidisciplinar Escolar
Pandemia Covid-19
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: BRASIL, Jannyfer Jhuliana Ribeiro. Presença da equipe multidisciplinar no espaço escolar: realidades e desafios. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1278
Issue Date: 15-Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0067-2022 Jannyfer Jhuliana.pdfTCC_Jannyfer Jhuliana324.29 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.