???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1283
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O TDAH na escola: possibilidades e limites da inclusão
???metadata.dc.creator???: Santos, Maria José dos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo busca investigar o tema da inclusão escolar de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental. Esse o transtorno é um dos mais recorrentes nas salas de aula. Escolha do tema se deu por entendermos que existem dificuldades muito comuns nas escolas com relação ao trabalho com crianças com TDAH e, assim, vemos a necessidade de se ter um processo de estruturação do ensino-aprendizagem efetivo para esses educandos. Com isso, também quisemos esclarecer alguns impasses do cotidiano escolar ao se trabalhar didaticamente com esse público e o problema da pesquisa foi: quais são as possibilidades e limites da inclusão do TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental? Assim, o objetivo geral é investigar as possibilidades e os limites da inclusão de crianças com TDAH dos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, propõe-se, enquanto objetivos específicos, 1. descrever o contexto histórico, legal e epistemológico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; e 2. Investigar como acontece o processo de ensino-aprendizagem de crianças com TDAH nos anos inicias do ensino fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa e bibliográfica, com suporte teórico de autores Lednani e Almeida (2008), Gil (2010), Hühne (1999), Moresi (2003), Lakatos e Marconi (2003), bem como nas legislações: LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); PL 3517/2019 (BRASIL, 2019) e afins. A análise do referencial teórico aponta a carência de profissionais diante dessa realidade, evidenciando que existe a necessidade de uma formação específica para lidar com as crianças que apresentam esse tipo de transtorno. Diante disso, como resultado, pôde-se entender que o ambiente escolar é favorável para desencadear aprendizagens significativas para as crianças com TDAH, sendo que só precisa alinhar as dificuldades encontradas por essas crianças, na questão comportamental e de concentração, para que o conhecimento seja construído. Cabe ainda destacar o papel relevante que o educador exerce na aprendizagem das crianças com TDAH, sendo eles os mediadores do saber sistematizado.
Abstract: This article seeks to investigate the topic of school inclusion of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder – ADHD in the early years of elementary school. This disorder is one of the most common in classrooms. The theme was chosen because we understand that there are very common difficulties in schools in relation to working with children with ADHD and, therefore, we see the need to have a process for structuring effective teaching-learning for these students. With this, we also wanted to clarify some impasses in everyday school life when working didactically with this audience and the research problem was: what are the possibilities and limits of including ADHD in the early years of elementary school? Thus, the general objective is to investigate the possibilities and limits of including children with ADHD in the early years of elementary school. Furthermore, it is proposed, as specific objectives, 1. describe the historical, legal and epistemological context of Attention Deficit Hyperactivity Disorder; and 2. Investigate how the teaching-learning process happens for children with ADHD in the early years of elementary school. The research has a qualitative and bibliographical approach, with theoretical support from authors Lednani and Almeida (2008), Gil (2010), Hühne (1999), Moresi (2003), Lakatos and Marconi (2003), as well as legislation: LDB - National Education Guidelines and Bases Law (BRASIL, 1996); PL 3517/2019 (BRAZIL, 2019) and the like. The analysis of the theoretical framework highlights the lack of professionals given this reality, showing that there is a need for specific training to deal with children who present this type of disorder. Therefore, as a result, it was possible to understand that the school environment is favorable to trigger significant learning for children with ADHD, and it is only necessary to align the difficulties encountered by these children, in terms of behavior and concentration, so that knowledge can be achieved. Built. It is also worth highlighting the relevant role that the educator plays in the learning of children with ADHD, as they are the mediators of systematized knowledge.
Keywords: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH
Inclusão escolar
Anos iniciais
Ensino Fundamental
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SANTOS, Maria José dos. O TDAH na escola: possibilidades e limites da inclusão. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1283
Issue Date: 22-Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.