???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1286
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A afetividade no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental
???metadata.dc.creator???: Machado, Roberly de Oliveira Alves
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rocha, Luciana Caprice Silva Santos da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico aborda a afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, a questão norteadora da pesquisa foi a seguinte: a afetividade é importante para o processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender se a afetividade é importante para o processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E, os objetivos específicos são: a) explicar o que é a afetividade; b) analisar as contribuições da afetividade para o processo de ensino e aprendizagem dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) observar como se dá o relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. À luz de Vygotsky (1998); Wallon (2007); Antunes, (2006); Freire (1996); Oliveira (1992), dentre outros, buscar-se-á reflexão e análise acerca do tema. Esta pesquisa também propiciou uma observação do ambiente escolar, a partir de uma pesquisa qualitativa, efetuada por meio de uma pesquisa de campo da Escola Municipal Marcus Salerno em Valparaíso de Goiás, assim, a pesquisa apontou a compreensão que os professores entrevistados tinham acerca da afetividade na escola. Dessa forma, com base nas respostas foi possível constatar que o ensino é sim, baseado no respeito, no diálogo, na troca de saberes, uma aprendizagem prazerosa e significativa.
Abstract: The present monographic work deals with the affectivity of the teaching and learning process in the initial years of fundamental education. Likewise, the guiding research question was the following: Is activity important for the teaching and learning process in the Initial Years of Fundamental Teaching? Given this, the objective of this work is to understand that affectivity is important for the teaching and learning process in the Initial Years of Teaching. And, the specific objectives are: a) to explain what is affectivity; b) analyze the contributions of the affectivity for the teaching and learning process in the two initial years of Fundamental Teaching; c) observe how the relationship between teacher and student occurs in the teaching and learning process. In light of Vygotsky (1998); Wallón (2007); Antunes, (2006); Freire (1996); Oliveira (1992), among others, seek-se-á reflection and analysis about the subject. This research also led to an observation of the school environment, based on a qualitative research, carried out by means of a case study of the Marcus Salerno Municipal School in Valparaíso de Goiás, as well as a research aimed at understanding that the teachers interviewed have about the affectivity in school. Thus, based on the answers, it was possible to verify that teaching is yes, based on respect, dialogue, the exchange of knowledge, a pleasant and meaningful learning.
Keywords: Afetividade
Docência.
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: MACHADO, Roberly de Oliveira Alves. A afetividade no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1286
Issue Date: 17-Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0080-2022 Roberly de Oliveira.pdfTCC_Roberly Oliveira454.64 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.