???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1293
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Desafios e perspectivas da inclusão da criança com Síndrome de Down nas escolas no município de Luziânia
???metadata.dc.creator???: Silva, Letícia Sousa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Márcia Aparecida de
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa qualitativa tem como objetivo principal demonstrar as possibilidades e desafios da inclusão da criança com Síndrome de Down, delimitando-a no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da Cidade de Luziânia/GO. E, deste modo, historicizar e analisar a educação inclusiva no Brasil, investigando o papel da Secretária Municipal de Educação quanto ao ensino proporcionado às crianças com Síndrome de Down, apresentando a possível constatação da potencialidade deste aluno quando se recebe o atendimento especializado. Os dados foram adquiridos por meio de entrevista e formalizados em questionário subjetivo aplicado na própria Secretaria Municipal de Educação da cidade, com o intuito de entender como acontece o processo de ensino para alunos com Síndrome de Down. A pesquisa apresenta fundamentação teórica baseando-se nas ideias dos seguintes autores: Ludke e André (1986), YIN (2010), (COLL, 2004) e Gerhardt (2009). Após a realização da pesquisa foi possível compreender como acontece o processo de inclusão no âmbito educacional do municipio e a importância do oferecimento da educação inclusiva especializada e de qualidade de acordo com a necessidade particular de cada aluno.
Abstract: This qualitative research aims to demonstrate the possibilities and challenges of the inclusion of children with Down syndrome, delimiting them in an Elementary School of the city of Luziânia-GO. And, thus, to historicize and analyze the inclusive education in Brazil, investigating the role of the Municipal Secretary of Education regarding the education provided to children with Down Syndrome, presenting the possible realization of the potential of this student when receiving specialized care. The data was acquired through interviews and formalized in a subjective questionnaire applied at the Municipal Secretariat of Education, in order to understand how the teaching process for students with Down Syndrome happens. The research presents theoretical foundation based on the ideas of the following authors: Ludke and André (1986), YIN (2010), (COLL, 2004) and Gerhardt (2009). After conducting the research, it was possible to understand how the process of inclusion in the educational context of the municipality happens and the importance of offering specialized and quality inclusive education according to the particular need of each student.
Keywords: Síndrome de down
Inclusão
Ensino Fundamental
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SILVA, Letícia Sousa. Desafios e perspectivas da inclusão da criança com Síndrome de Down nas escolas no município de Luziânia. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1293
Issue Date: 6-Nov-2019
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0090-2019 Letícia Sousa.pdfTCC_Letícia Sousa788.94 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.