???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1362
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Letramento na formação inicial de professores : um estudo de trabalhos científicos e projetos de ensino, pesquisa e extensão
???metadata.dc.creator???: Marinho, Cíntia Andrade
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta Monografia é uma investigação teórica que advém de uma pesquisa “guarda-chuva” cadastrada na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e intitulada “Atividades de ensino, pesquisa e extensão: um estudo do letramento na formação de professores da Universidade Estadual de Goiás”. Essa pesquisa nasceu das discussões do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI) em Luziânia e se desdobrou em dois subprojetos para dois alunos de Iniciação Científica (IC). Um dos subprojetos, do qual sou aluna de IC é intitulado “Letramento na formação de professores: o que dizem os trabalhos da ANPED, as Teses e Dissertações da CAPES e a voz dos alunos do Curso de Pedagogia do Câmpus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás”. Para a pesquisa deste trabalho, foi feito um recorte do subprojeto, delimitando o objeto ao letramento na formação inicial de professores possibilitado pelo ensino-pesquisa-extensão, tendo como fonte de dados, entre os anos de 2011 a 2017: 1.os trabalhos dos Grupos de Trabalho sobre Formação de Professores (GT 8) e sobre Alfabetização, Leitura e Escrita (GT 10) das reuniões da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPED); 2. as Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e 3. os projetos de ensino, pesquisa e extensão do Câmpus Luziânia da UEG. Diante disso, estruturou-se a seguinte problemática: como se apresenta o letramento na formação inicial de professores nos trabalhos da ANPED, nas Teses e Dissertações da CAPES e nos projetos de ensino, pesquisa e extensão do curso de Pedagogia do Câmpus Luziânia da UEG? Para investigar o objeto, partiu-se do pressuposto de que a articulação entre ensino, pesquisa e extensão enquanto tripé da universidade brasileira pode favorecer o alcance do letramento na formação inicial de professores. Assim, o objetivo geral foi investigar como se apresenta o letramento na formação inicial de professores nos trabalhos da ANPED, nas Teses e Dissertações da CAPES e nos projetos de ensino, pesquisa e extensão do curso de Pedagogia do Câmpus Luziânia da UEG. Para tanto, o referencial teórico se fundamenta em Fávero (1977), Cunha (1980), Botomé (1996) e outros que discutem a universidade e a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Libâneo (1998), Saviani (1998), Pimenta e Anastasiou (2002), Miranda (2006), Pimenta (2013), e outros teóricos que discutem educação e formação de professores; e Freire (1983; 2005; 2009), Kleiman (1995), Tfouni (1995), Soares (1998), Gadotti (2010) e outros que discutem o letramento. A pesquisa é qualitativa de caráter teórico; com análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UEG, do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Pedagogia e dos projetos de ensino, pesquisa e extensão do Câmpus Luziânia; ainda com o levantamento do estado do conhecimento nos artigos científicos da ANPED, e nas Teses e Dissertações da CAPES para o alcance dos objetivos elencados. Dessa forma, foi possível identificar as possibilidades e as fragilidades das atividades de pesquisa, ensino e extensão do campus para o alcance do letramento na formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia, bem como possibilitou conhecer os trabalhos da ANPED para atestar que são necessárias mais pesquisas sobre a temática na formação inicial de professores. Tal pesquisa resultou na constatação de que pouco se discute sobre a formação inicial de professores e que através de projetos de pesquisa, ensino e extensão a aquisição do letramento, acadêmico, se torna mais simples e prazerosa.
Abstract: This monograph is a theoretical research that comes from an umbrella research registered in the Pro-rectory of Research and Postgraduate Studies of the State University of Goiás (UEG) and entitled "Activities of teaching, research and extension: a study of literacy in the training of professors of the State University of Goiás ". This research was born from the discussions of the Group of Studies on Teacher Training and Interdisciplinarity (GEFOPI) in Luziânia and was divided into two subprojects for two students of Scientific Initiation (CI). One of the subprojects, of which I am a student of IC, is entitled "Literacy in teacher training: what the works of ANPED, the Theses and Dissertations of CAPES and the voice of the students of the Course of Pedagogy of Campus Luziânia of the State University of Goiás ". For the research of this TC, a subproject was cut, delimiting the object to the literacy in the initial formation of teachers made possible by teachingresearch-extension, having as data source, between the years 2011 to 2017: 1st work of the Working Groups on Teacher Training (WG 8) and on Literacy, Reading and Writing (WG 10) of the meetings of the National Association of Postgraduate and Research in Education (ANPED); 2. theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES); and 3. the projects for teaching, research and extension of the UEG Campus Luziânia. In view of this, the following problem was structured: how do you present the literacy in the initial formation of teachers in the work of ANPED, in the Thesis and Dissertations of CAPES and in the projects of teaching, research and extension of the course of Pedagogy of Campus Luziânia of UEG? To investigate the object, it was assumed that the articulation between teaching, research and extension as a tripod of the Brazilian university can favor the reach of literacy in the initial formation of teachers. Thus, the general objective was to investigate how to present the literacy in the initial formation of teachers in the works of ANPED, in the Thesis and Dissertations of CAPES and in the projects of teaching, research and extension of the course of Pedagogy of Campus Luziânia of UEG. To that end, the referential theory is based on Fávero (1977), Cunha (1980), Botomé (1996) and others who discuss the university and indissociability teaching, research and extension; Libano (1998), Saviani (1998), Pimenta and Anastasiou (2002), Miranda (2006), Pimenta (2013), and other theorists who discuss education and teacher training; and Freire (1983, 2005, 2009), Kleiman (1995), Tfouni (1995), Soares (1998), Gadotti (2010) and others discussing literacy. The research is qualitative of a theoretical nature, with documentary analysis of the Institutional Development Plan (PDI), the Institutional Pedagogical Project (PPI) of the UEG, the Pedagogical Pedagogical Project of Pedagogy and the teaching, research and extension projects of Campus Luziânia ; still with the survey of the state of the knowledge in the scientific articles of ANPED, and in the Theses and Dissertations of CAPES for the attainment of the objectives listed. In this way, it was possible to identify the possibilities and weaknesses of the activities of research, teaching and extension of the campus to reach the literacy in the training of academics of the Pedagogy course, as well as made it possible to know the works of ANPED to attest that further research is needed on the subject in the initial formation of teachers. This research resulted in the fact that there is little discussion about the initial formation of teachers and that through research, teaching and extension projects the acquisition of literacy, academic, becomes more simple and pleasurable.
Keywords: Formação inicial - Professor
Letramento
Curso de Pedagogia - Câmpus Luziânia
Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: MARINHO, Cíntia Andrade. Letramento na formação inicial de professores: um estudo de trabalhos científicos e projetos de ensino, pesquisa e extensão. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1362
Issue Date: 29-Dec-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0105-2018 Cíntia Andrade.pdfTCC_Cíntia Andrade507.43 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.