???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1364
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Gestão escolar democrática
???metadata.dc.creator???: Alves, Diego Everaldo Ferreira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rocha, Luciana Caprice Silva Santos da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa de natureza descritiva, bibliográfica e de campo tem a finalidade de realizar um estudo sobre a Gestão Democrática na escola pública. Apresenta-se com o objetivo de investigar como ocorre a Gestão Democrática na instituição de ensino Municipal X, situada no município de Luziânia-Go, e de que forma acontece a participação da comunidade escolar na elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico, Conselho Escolar, Conselho de Classe e na escolha do Livro Didático, identificando e relatando quais as dificuldades demonstradas pelos diversos segmentos da comunidade escolar e os desafios que se apresentam aos gestores para conduzir a construção de uma Gestão Democrática na Escola Municipal X. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas do tipo semi-estruturada com professores da escola, e com os servidores e alunos. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal X, situada na região rural de Luziânia, Goiás. Como principais resultados pode-se dizer que os professores se sentem capacitados em participar na elaboração do PPP, conselho escolar e de classe, assim como na escolha do livro didático, mas que faltam mais informação e comunicação da equipe gestora, quanto aos servidores e comunidade local pouco sabem sobre a importância de sua participação. Quanto aos alunos tem pouco conhecimento sobre o que vem a ser Gestão democrática. Finalmente foi possível perceber que a construção de uma gestão descentralizada para pôr um trabalho em conjunto e quebra de paradigmas dos vários seguimentos escolares e que todos devem éter consciência da importância de sua contribuição nas oportunidades que pedem o trabalho de todos. E que um projeto político pedagógico deve ser pensado, discutido e formulado coletivamente, também como forma de construção da autonomia da escola, por meio da qual a equipe é envolvida nos processos de tomada de decisões sobre aspectos da organização escolar e pedagógico-curriculares. Assim como o conselho escolar deve ser ampliado o tamanho de sua importância deliberativa e consultiva, que cada sujeito da unidade escolar deve ter consciência de seu papel quanto participante de um conselho quanto suas atribuições para uma gestão, mas transparente e aberta ao diálogo. O conselho de classe deve ser aberto a toda comunidade escolar e a escolha do livro didático é uma sentença trienal de responsabilidade conjunta, participativa que vise a melhoria do ensino aprendizagem da instituição de ensino.
Abstract: This descriptive, bibliographical and field research has the purpose of conducting a study on Democratic Management in the public school. It is presented with the objective of investigating how Democratic Management occurs in the municipal teaching institution X, located in the municipality of Luziânia-Go, and how does the participation of the school community in the elaboration and execution of the Political-Pedagogical Project, School Council , The Class Council and the choice of the Didactic Book, identifying and reporting on the difficulties presented by the various segments of the school community and the challenges that managers face in conducting the construction of a Democratic Management in the Municipal School X. The methodological procedures used to the collection of data were: semi-structured interviews with school teachers, and with the servers and students. The research was developed at Escola Municipal X, located in the rural region of Luziânia, Goiás. As main results, teachers can feel that they are able to participate in the elaboration of the PPP, school and class council, as well as in the choice of the book but lacking more information and communication from the management team, as the servers and local community little know about the importance of their participation. As for the students has little knowledge about what comes to be democratic management. Finally it was possible to realize that the construction of a decentralized management to put together work and break paradigms of the various school segments and that everyone should be aware of the importance of their contribution in the opportunities that call for the work of all. And that a pedagogical political project must be thought, discussed and formulated collectively, also as a way of constructing the autonomy of the school, through which the team is involved in the decision-making processes on aspects of school and pedagogical-curricular organization. Just as the school council must be expanded the size of its deliberative and advisory importance, that each subject of the school unit must be aware of its role as a participant of a council as to its responsibilities for a management, but transparent and open to dialogue. The class council should be open to all school community and the choice of textbook is a triennial sentence of joint, participatory responsibility aimed at improving teaching learning of the educational institution.
Keywords: Gestão Democrática
Projeto Político-pedagógico
Conselho escolar
Conselho de classe
Livro didático
Comunidade escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ALVES, Diego Everaldo Ferreira. Gestão escolar democrática. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1364
Issue Date: 3-Dec-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0107-2018 Diego Everaldo.pdfTCC_Diego Everaldo807.7 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.