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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação ambiental: realidade e desafios nos anos iniciais do Ensino Fundamental
???metadata.dc.creator???: Cunha, Francimária Gomes da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Adão, Jorge Manoel
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo investigar a realidade e desafios da Educação Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando que a Educação Ambiental deve fazer parte da rotina diária das escolas, propiciando aos educandos um ensino mais significativo; especificamente, um estudo a partir do Centro Municipal de Educação Básica – CEMEB – Maria de Nondas, situado em Luziânia, estado de Goiás (GO). Tem como metodologia a utilização da pesquisa qualitativa, com a modalidade de pesquisa, o estudo de caso, por meio da técnica de pesquisa, a entrevista semiestruturada. A Lei nº 9.795 de 1999, no Artigo 10, aponta que a prática educativa precisa ser desenvolvida de modo integrado, contínuo e permanente; e, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) mostra que a Educação Ambiental é voltada para a problemática ambiental e a própria sobrevivência das espécies que compõem a fauna e a flora. No entanto, o ensino fundamental a partir do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 10.172/01, estabelece prioridade para o ensino fundamental a universalização do atendimento escolar, tendo acesso e permanência a todas as crianças na escola. Esse trabalho faz uma análise do tipo de Educação Ambiental concluído que está escola por meio das condições e parcerias vem desenvolvendo um trabalho relevante de conscientização da comunidade e dos alunos, mesmo não tendo funcionários suficientes para a execução desse trabalho na escola. O ensino e o respeito à natureza tornaram-se essencial para a formação humana nesta escola, ou seja, contabiliza no bem mais valoroso a vida no planeta e a convivência em sociedade.
Abstract: This work aims to investigate the reality and challenges of Environmental Education in the Early Years of Elementary School, considering that Environmental Education should be part of the daily routine of schools, providing students with a more meaningful teaching; specifically, a study from the Municipal Center of Basic Education - CEMEB - Maria de Nondas, located in Luziânia, state of Goiás (GO). Its methodology is the use of qualitative research, with the research modality, the case study, through the research technique, the semistructured interview. Law No. 9,795 of 1999, in Article 10, points out that the educational practice needs to be developed in an integrated, continuous and permanent way, and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) shows that Environmental Education is focused on environmental issues and the very survival of the species that make up the fauna and flora. However, basic education based on the National Education Plan, approved by Law 10,172 / 01, establishes a priority for basic education to universalize school attendance, having access and permanence to all children in school. This work makes an analysis of the type of Environmental Education concluded that this school through the conditions and partnerships has been developing a relevant work to raise awareness of the community and students, even though they do not have enough employees to perform this work in school. Teaching and respect for nature have become essential for the human formation in this school, that is, it counts in the most valuable thing life on the planet and the coexistence in society.
Keywords: Educação ambiental - Escola
Educação ambiental - História
Educação ambiental - Ensino Fundamental
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: CUNHA, Francimária Gomes da. Educação ambiental: realidade e desafios nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1368
Issue Date: 29-Nov-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

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