???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1370
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Gestão democrática participativa escolar
???metadata.dc.creator???: Amaral, Glaucimara Nunes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Márcio José
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa procura discutir e estudar de que forma a gestão democrática participativa pode ser um norteador de formas sociais-­democráticas. Tem como Objetivo geral, investigar quais os desafios e possibilidades da gestão democrática participativa Escolar. Buscou-­se historicizar gestão e gestão democrática participativa; conceituou-­se e discutiu-­se gestão e gestão democrática participativa. Analisou-­se como Projeto Político Pedagógico da escola contempla esta democracia e participação;; analisou-­se como a qualidade e autonomia da educação podem se constituir elementos indispensáveis para a democracia. Com base nos teóricos Libâneo (2012);; Paro (1999);; Freire (2001), dentre outros. Para tanto, o estudo se propôs a realizar uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e do tipo estudo de caso em que os sujeitos foram: alunos, pais, gestores e professores de uma escola da rede municipal de ensino de Luziânia, (Go) A análise dos dados realizou-­se por meio da Triangulação de Dados (BORTONI-­RICARDO, 2008) confrontando dados e fazendo paralelos para uma conclusão precisa e minuciosa. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi socializar questionamentos e reflexões a conduzir, e entender até que ponto a forma de gestão pode afetar e construir formas sociais humanas. Conclui- se que é antiga a discussão sobre como se efetiva a organização da escola. Nesse sentido, busca modelos que superem formas antigas que centram num autoritarismo, estes baseados em modelos de gestão empresarial, os quais não se preocupam com as relações humanas, em que, o aluno é apenas um cliente. Os estudos mostram que a gestão democrática participativa pode trazer contribuições sociais importantes que viabilizam a ascensão social da classe trabalhadora, função primordial de uma gestão Escolar
Abstract: This research seeks to discuss and study how participative democratic management can be a guiding force in social-­democratic ways. Its main goal is to investigate the challenges and possibilities of participatory democratic school management. The aim was to historicize participatory democratic management and management; participative democratic management and management was conceptualized and discussed. It was analyzed how the School's Political Pedagogical Project contemplates this democracy and participation;; it was analyzed how the quality and autonomy of education can be indispensable elements for democracy. Based on Libanean theorists (2012);; Paro (1999);; Freire (2001), among others. In order to do so, the study proposed a qualitative, bibliographical, documentary and case-­study research in which the subjects were: students, parents, managers and teachers of a school in Luziânia, Go Data analysis was carried out through Data Triangulation (BORTONI-­RICARDO, 2008), comparing data and making parallels for a precise and detailed conclusion. Thus, the objective of this work was to socialize questions and reflections to be conducted, and to understand to what extent the form of management can affect and build human social forms. We conclude that the discussion about how school organization is effective is old. In this sense, it looks for models that surpass old forms that focus on an authoritarianism, these based on models of business management, which do not care about the human relations, in which, the student is only a client. The studies show that participative democratic management can bring important social contributions that enable the social ascension of the working class, a primary function of a School management
Keywords: Gestão escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: AMARAL, Glaucimara Nunes. Gestão democrática participativa escolar. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1370
Issue Date: 29-Nov-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0113-2018 Glaucimara.pdfTCC_Glaucimara871.25 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.