???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1371
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ciclos de vida profissional docente: um estudo da teoria e do estado do conhecimento
???metadata.dc.creator???: Calisto, Iarla Almeida
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: Este Trabalho de Conclusão de Curso é uma investigação teórica e documental que advém de uma pesquisa “guarda-chuva” cadastrada na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e intitulada “Os ciclos de carreira docente: reflexões sobre a profissão docente em Luziânia, Goiás”, sob a coordenação da professora Maria Eneida da Silva e da qual sou colaboradora. Essa pesquisa nasceu das discussões do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI) em Luziânia e tem como objetivo geral: investigar como se apresentam os ciclos de carreira do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de Luziânia, Goiás, considerando o tempo e as condições de trabalho. Esta pesquisa se desdobrou em dois subprojetos, ou planos de trabalho, para duas alunas de Iniciação Científica (IC), cujos títulos são “Reflexões sobre o ciclo de carreira dos professores da educação infantil de Luziânia, Goiás” e “Reflexões sobre o ciclo de carreira dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Luziânia, Goiás”. Para este trabalho, foi feito um recorte do projeto “guarda-chuva”, delimitando a pesquisa a uma investigação teórica sobre os ciclos de vida profissional docente. O interesse por esta pesquisa teórica se justifica por conta do contato, enquanto colaboradora da pesquisa, com um objeto novo que me despertou interesse em conhecer mais para depois partir para as outras etapas da investigação, juntamente com as alunas de IC. Diante disso, estruturou-se a seguinte problemática: o que são e como se constituem os ciclos de vida profissional docente? Para tanto, foi desenvolvida, além de uma pesquisa teórica que subsidia qualquer investigação, uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, com buscas nos seguintes bancos de dados, considerando as publicações entre 2012 e 2017: 1. grupos de trabalho sobre Formação de Professores (GT 08) e sobre Trabalho e Educação (GT 09) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); 2. eixos de discussão da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (REDESTRADO); 3. Periódicos on-line Qualis A1, A2, B1 e B2, disponíveis no sítio eletrônico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e 4. Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram utilizados nas buscas, entre aspas, os seguintes descritores: “ciclo de vida profissional”; “ciclo de vida profissional docente”; “ciclo de vida profissional dos professores”; “ciclo de carreira docente”; e “ciclo de carreira dos professores” que poderiam estar no título, no resumo e/ou nas palavras-chaves. Assim, para responder à problemática, elencou-se como objetivo geral: investigar o que são e como se constituem os ciclos de vida profissional docente; e como objetivos específicos: 1. teorizar e discutir ciclos de vida profissional docente; 2. teorizar e discutir como os principais elementos constituintes da profissão docente são considerados nos estudos sobre os ciclos de vida profissional docente; 3. mapear e analisar os trabalhos da ANPED, da REDESTRADO, dos Periódicos online A1, A2, B1 e B2 e as Teses e Dissertações da CAPES que discutam ciclos de vida profissional docente. Para o alcance dos objetivos e a compreensão do objeto, o referencial se fundamentou em Brzezinski (1996); Candau (1997); Huberman (2000); Chakur (2000; 2005); Demo (2002; 2004); Saviani (2008); Cruz (2017); dentre outros. A pesquisa é qualitativa de caráter teórico e com o estado do conhecimento baseado nos trabalhos científicos da ANPED, da REDESTRADO, nos Periódicos on-line Qualis A1, A2, B1 e B2 e nas Teses e Dissertações da CAPES para o alcance dos objetivos levantados. Dessa forma, foi possível constatar que há um ciclo de vida profissional que acontece de maneira individual e coletiva para cada grupo de professores. Permitiu ainda mostrar que há uma ausência considerável de pesquisas a respeito do ciclo de vida profissional docente e que também poucas referencias, crescendo desse modo o estimulo para realização de mais pesquisas.
Abstract: This Course Completion Work is a theoretical and documentary research that comes from an umbrella research registered at the Research and Postgraduate Pro-rectory of the State University of Goiás (UEG) and entitled "The cycles of teaching career: reflections on the teaching profession in Luziânia, Goiás ", under the coordination of the teacher Maria Eneida da Silva and of which I am collaborator. This research was born from the discussions of the Group of Studies on Teacher Training and Interdisciplinarity (GEFOPI) in Luziânia and has as general objective: to investigate how the career cycles of the elementary school teacher and the initial years of elementary school in Luziânia, Goiás , considering the time and working conditions. This research was carried out in two subprojects, or work plans, for two students of Scientific Initiation (IC), whose titles are "Reflections on the career cycle of pre-school teachers in Luziânia, Goiás" and "Reflections on the cycle of teachers' career in the initial years of elementary education in Luziânia, Goiás. " For this work, a cut of the "umbrella" project was made, delimiting the research to a theoretical investigation on the professional life cycles of teachers. The interest in this theoretical research is justified by the contact, as a collaborator of the research, with a new object that aroused interest in knowing more and then to go to the other stages of the investigation, together with the students of CI. In view of this, the following problem was structured: what are and how are the professional life cycles of teachers? In order to do so, a theoretical research that subsidizes any research, a research of the state of knowledge type, with searches in the following databases, considering the publications between 2012 and 2017: 1. Working groups on Teacher Training ( GT 08) and on Work and Education (WP 09) of the National Association of Postgraduate and Research in Education (ANPED); 2. axes of discussion of the Latin American Network of Studies on Teaching Work (REDESTRADO); 3. Online journals Qualis A1, A2, B1 and B2, available on the website of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES); and 4. Catalog of Theses and Dissertations of CAPES. The following descriptors were used in the search, in quotation marks: "professional life cycle"; "Teacher professional life cycle"; "Professional life cycle of teachers"; "Teacher career cycle"; and "career cycle of teachers" that could be in the title, abstract and / or keywords. Thus, in order to respond to the problematic, it was listed as a general objective: to investigate what are and how the professional life cycles of teachers are constituted; and as specific objectives: 1. to theorize and discuss professional life cycles; 2. to theorize and discuss how the main constituent elements of the teaching profession are considered in studies on the professional life cycles of teachers; 3. Map and analyze the works of ANPED, REDESTRADO, Online Periodicals A1, A2, B1 and B2 and the Thesis and Dissertations of CAPES that discuss professional life cycles. In order to reach the objectives and the understanding of the object, the reference was based on Brzezinski (1996); Candau (1997); Huberman (2000); Chakur (2000; 2005); Demo (2002; 2004); Saviani (2008); Cross (2017); among others. The research is qualitative of theoretical character and with the state of the knowledge based on the scientific works of ANPED, of REDESTRADO, in the Qualis A1, A2, B1 and B2 online journals and in the Thesis and Dissertations of CAPES to reach the goals raised. Thus, it was possible to verify that there is a professional life cycle that happens individually and collectively for each group of teachers. It also allowed us to show that there is a considerable lack of research on the professional life cycle and that there are few references, thus increasing the incentive for further research.
Keywords: Carreira docente
Profissional docente
Professor - Educação infantil
Professor - Ensino fundamental
Grupo de Estudos sobre Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: CALISTO, Iarla Almeida. Ciclos de vida profissional docente: um estudo da teoria e do estado do conhecimento. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1371
Issue Date: 29-Nov-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0114-2018 Iarla Almeida.pdfTCC_Iarla Almeida1.08 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.