???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1422
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O professor conhecedor do TDAH e o processo de ensino e aprendizado para o aluno com TDAH
???metadata.dc.creator???: Figueiredo, Amanda Costa Almeida
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Márcia Aparecida de
???metadata.dc.description.resumo???: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nos últimos anos tem sido um transtorno muito comum nas salas de aula, e principalmente com crianças em fase de alfabetização, não é sempre que encontramos professores preparados para trabalhar com essas crianças. A investigação tem como tema o professor conhecedor do TDAH e o processo de ensino aprendizado para o aluno com TDAH e como objetivo verificar como o conhecimento do professor sobre o TDAH promove o diferencial na qualidade do ensino do aluno TDAH. A presente pesquisa tem como método o estudo de campo e a abordagem qualitativa. Para a construção dos dados utilizou o questionário e foi aplicado para uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental. Para o embasamento teórico foi usado teóricos como: Mattos (2005, 2007), Silva (2003, 2009), Sousa (2011), Mantoan (2003), Severino (2007), Gil (2007), dentre outros. Foi constatado que é extremamente importante o professor conhecer e aprender sempre mais sobre o TDAH, o professor que tem esse conhecimento e procura sempre se aprimorar pode sim fazer a diferença com seus alunos, fazer com que ele aprenda sempre mais por meio de estratégias e esforços esse professor pode fazer com que esse aprender seja menos sofrido e mais prazeroso para esse aluno.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in recent years has been a very common disorder in classrooms, and especially with children in literacy, it is not often that we find teachers prepared to work with these children. The research has as its theme the knowledgeable teacher of ADHD and the process of teaching learning for the student with ADHD and aim to verify how the teacher's knowledge about ADHD promotes the differential in the quality of teaching ADHD students. The present research has as method the field study and the qualitative approach. For the construction of the data she used the questionnaire and was applied to a teacher of the 1st year of Elementary School. Theoretical background was used as follows: Mattos (2005, 2007), Silva (2003, 2009), Sousa (2011), Mantoan (2003), Severino (2007) and Gil (2007). It can be verified that it is extremely important for the teacher to know and learn more about ADHD, the teacher who has this knowledge and always seeks to improve himself can make a difference with his students, make him learn more through strategies and efforts this teacher can make this learning less painful and more pleasurable for this student.
Keywords: Prática docente
Transtorno do Déficit De Atenção e Hiperatividade (TDAH)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: FIGUEIREDO, Amanda Costa Almeida. O professor conhecedor do TDAH e o processo de ensino e aprendizado para o aluno com TDAH. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitário de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1422
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0128-2018 Amanda Costa.pdfTCC_Amanda Costa877.97 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.