???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1426
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A inclusão da criança autista na Educação Infantil
???metadata.dc.creator???: Andrade, Camila Monteiro de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Lidiane Fernandes Valença
???metadata.dc.description.resumo???: Exposto desde o início por pesquisadores, dentre eles Leo Kanner e Hans Aspeger; os estudos e as investigações sobre o autismo são centralizados no distúrbio neurológico, deixando em evidência a incapacidade das crianças em demonstrar relações normais e reagir de forma que seja normal. Identificado e intitulado por pesquisadores, defensores de três grupos de alterações que se externam em três áreas de controle: a área social, a área da comunicação e a área do comportamento; para estas três áreas de controle foram denominadas a tríade de incapacidade autista. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivo investigar como o professor pode contribuir para a inclusão da criança autista na educação infantil de forma a promover seu pleno desenvolvimento e busca responder a problemática que salienta de que forma as práticas pedagógicas podem contribuir para a inclusão do aluno autista? A pesquisa está inserida na abordagem qualitativa e tem como método o estudo de caso; sendo realizada em uma escola de Educação Infantil no município de Luziânia-GO. Para a construção de dados, a pesquisa tem como instrumento a observação sistemática e a entrevista semiestruturada, tendo como entrevistado a professora regente da turma. Para a construção do referencial teórico, foram utilizados teóricos como: Bossa (2002, 2006, 2011), Petersen e Wainer (2011), Rutter (1979), Silva (2012), Vigotski (1989, 1990, 1991, 2001), dentre outros. Assim, pode-se contatar que para trabalhar com crianças autistas o docente precisa estar a todo tempo buscando mais conhecimentos sobre a temática. É necessário que o professor tenha pelo menos o simples saber sobre o autismo e suas áreas afetadas. Por fim, pode-se afirmar que, mesmo que a instituição escolar não ofereça todo o suporte para a inclusão, é possível que a professora faça com que a inclusão aconteça dentro de sala de aula.
Abstract: Exposed from the beginning by researchers, among them Leo Kanner and Hans Aspeger; the study and research on autism is centered on the neurological disorder, highlighting the inability of children to demonstrate normal relationships and react in a way that is normal. Identified and titled by researchers, advocates of three groups of changes that occur in three areas of control: the social area, the area of communication and the area of behavior; for these three areas of control were termed the autistic disability triad. The research has as its theme the inclusion of the autistic child in early childhood education, its general objective is to investigate how the teacher can contribute to the inclusion of autistic children in early childhood education in order to promote their full development. In this perspective, seeking to answer the problematic that emphasizes in what way the pedagogical practices can contribute for the inclusion of the autistic student? Therefore, the research is inserted in the qualitative approach and has as its method the case study; being carried out in a school of Early Childhood Education in the municipality of Luziânia-GO. For the construction of data, the research has as instrument the systematic observation and semi-structured interview, having as interviewed the teacher regent of the class. For the construction of the theoretical reference, theorists were used as: Bosa (2002, 2006, 2011); Petersen and Wainer (2011); Rutter (1979); Silva (2012); Vigotski (1989, 1990, 1991, 2001), among others. It was contacted that, in order to work with autistic children, the teacher needs to be constantly seeking more knowledge about the subject. It is necessary that the teacher has at least the simple knowledge about autism and its affected areas. Finally, it can be affirmed that, even if the school institution does not offer full support for inclusion, it is possible that the teacher makes the inclusion happen within the classroom.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista
Educação Infantil
Inclusão - Escola
Autismo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ANDRADE, Camila Monteiro de. A inclusão da criança autista na Educação Infantil. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitário de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1426
Issue Date: 22-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0132-2018 Camila Monteiro.pdfTCC_Camila Monteiro574.87 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.