???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1456
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A música como recurso para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil
???metadata.dc.creator???: Soares, Josekele da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Márcia Aparecida de
???metadata.dc.description.resumo???: O conceito da música vem ganhando espaço ao longo dos anos e evoluindo historicamente. Diante o posicionamento dos teóricos pode-se dizer que a música é um dos principais auxiliares para o ensino e aprendizagem na Educação Infantil. A investigação tem como o tema a música como recurso para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e como objetivo investigar como a educação musical pode ajudar no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças da pré-escola. E, nesta perspectiva buscou responder a problemática como a educação musical pode ajudar no desenvolvimento e aprendizagem da criança da pré-escola? Portanto, a pesquisa de natureza qualitativa deu-se por meio do estudo de caso que foi realizado em uma escola pública do município de Luziânia-GO. Para construção dos dados, a pesquisa utilizou como instrumento, a observação semiestruturada tendo como participantes a professora regente da turma. Para o embasamento teórico foi utilizado teóricos como: Froebel (2002), Lobo (2001), Brito (2003), Romaneli (2009), Rosa (1990), Jeandot (1990), Paz (2000), Borges (2003), Godoy (1995), Gil (2008), entre outros. Constatou-se que a música é de suma importância como atividade lúdica na Educação Infantil e que permite as crianças aprenderem brincando. Por fim, conclui-se que a música pode auxiliar no ensino e aprendizagem, elevando a sensibilidade musical, assim a criança desenvolve suas capacidades de pensar, criar e produzir, pois a música contribui para o desenvolvimento integral da criança.
Abstract: The concept of music has been gaining ground over the years and evolving historically. Faced with the positioning of theorists it can be said that music is one of the main auxiliaries for teaching and learning in Early Childhood Education. The research has as the theme music as a resource for the teaching and learning process in Early Childhood Education and how to investigate how music education can help the motor and cognitive development of preschool children. And, from this perspective sought to answer the problematic how music education can help in the development and learning of preschool children? Therefore, qualitative research was done through a case study that was carried out in a public school in the municipality of Luziânia-GO. In order to construct the data, the research used as an instrument the semistructured observation with the teacher as regent of the class as participants. Theoretical basis was used as theorists such as Froebel (2002), Lobo (2001), Brito (2003), Romaneli (2009), Rosa (1990), Jeandot (1990), Paz (2000), Borges (1995), Gil (2008), among others. It was found that music is of paramount importance as a playful activity in Early Childhood Education and that allows children to learn while playing. Finally, it is concluded that music can aid in teaching and learning, raising the musical sensitivity, so the child develops his capacities to think, create and produce, since music contributes to the child's integral development.
Keywords: Música - recurso de ensino
Educação musical
Atividade lúdica
Música - recurso de aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SOARES, Josekele da Silva. A música como recurso para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1456
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0142-2017 Josekele da Silva.pdfTCC_Josekele da Silva499.23 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.