???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1457
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A ludicidade como auxílio no trabalho docente na Educação Infantil um estudo a partir de uma Escola Municipal de Luziânia GO
???metadata.dc.creator???: Araújo, Karina Vieira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araujo, Patrícia Simone de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como a escola contempla o trabalho docente com a ludicidade em uma escola municipal de Luziânia. Para atender a esse objetivo, adotaram-se alguns procedimentos como aplicação de questionário e observação não participante, buscando conhecer um pouco do lúdico como auxílio no trabalho docente. Como suporte para análise dos dados, optou-se por um referencial teórico baseado em autores que abordam a conceituação e histórico do lúdico, sobretudo o referencial se destaca nas contribuições de Vygotsky (1984), Piaget (2010) Oliveira (2002), Kishimoto (2011), Ariès (1981) e Maluf (2012). Para colaborar ainda mais com esse estudo, foi realizada uma análise por intermédio das respostas obtidas pelo questionário. Assim, a pesquisa pode contribuir como espaço de reflexão, pois por meio dela, algumas práticas docentes podem ser aprimoradas a partir dos resultados obtidos.
Abstract: This research has as main objective to investigate how the school contemplates the teaching work with the playfulness in a municipal school of Luziânia. In order to meet this objective, some procedures were adopted as a questionnaire application and non-participant observation, seeking to know a little of the play as an aid in teaching work. As a support for data analysis, a theoretical reference was adopted based on authors that approach the conceptualization and history of the ludic, especially the referential is highlighted in the contributions of Vygotsky (1984), Piaget (2010) Oliveira (2002), Kishimoto 2011), Ariès (1981) and Maluf (2012). To further collaborate with this study, an analysis was performed through the answers obtained by the questionnaire. Thus, research can contribute as a space for reflection, because through it, some teaching practices can be improved from the results obtained.
Keywords: Jogos
Brincadeiras
Lúdico
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ARAÚJO, Karina Vieira de. A ludicidade como auxílio no trabalho docente na Educação Infantil um estudo a partir de uma Escola Municipal de Luziânia GO. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1457
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0143-2017 Karina Vieira.pdfTCC_Karina Vieira708.87 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.