???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1463
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Relações étnico-raciais negras na Educação Infantil: realidade e desafios
???metadata.dc.creator???: Nascimento, Maria de Sousa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Adão, Jorge Manoel
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desse Trabalho de Conclusão é investigar a importância das Relações-Étnico Raciais Negras na Educação Infantil. Procura-se, dessa forma, investigar quais têm sido os desafios das Relações Étnico-Raciais para trabalhar em uma turma da Pré-Escola em uma escola pública do município de Luziânia - GO. Ainda avaliar o que o Projeto Político Pedagógico da escola propõe para o trabalho pedagógico com as relações étnico-raciais; identificar quais os desafios encontrados pelos professores da Pré-Escola para trabalhar as questões étnico-raciais em sala de aula. Para o alcance dos objetivos propostos, o presente estudo conta com o seguinte suporte teórico: (a) Caminhos Abertos pela Lei Federal nº 10.639, de 2003; e 11.645, de 2008 /Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (2005); (b) da Diversidade na Educação: Reflexões e Experiências, de Marise Nogueira Ramos, Jorge Manoel Adão, Graciete Maria Nascimento Barros (2003); (c) da Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial, de Hédio Silva Jr., Maria Aparecida Silva Bento, Silvia Pereira de Carvalho (2012); (d) da Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula, de Amilcar Araujo Pereira (2014); (e) da História e cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil, do Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão(2014); (f) e, da História da Educação do Negro e outras histórias, de Jeruse Romão (2005). A construção de práticas na Educação Infantil proporciona uma reflexão das ações pedagógicas, pela qual os educadores são mediadores das realizações promotoras da igualdade racial.
Abstract: The purpose of this Conclusion Paper is to investigate the importance of Black Race-Ethnic Relations in Early Childhood Education. It is thus sought to investigate what the challenges of Ethnic-Racial Relations have been to work in a pre-school class in a public school in the municipality of Luziânia - GO. Still assess what the School's Political Educational Project proposes for pedagogical work with ethnic-racial relations; identify the challenges encountered by pre-school teachers to work on ethnic-racial issues in the classroom. To reach the proposed objectives, the present study has the following theoretical support: (a) Paths Opened by Federal Law 10.639, of 2003; and 11,645, 2008 / Secretariat of Continuing Education, Literacy and Diversity (2005); (b) Diversity in Education: Reflections and Experiences, by Marise Nogueira Ramos, Jorge Manoel Adão, Graciete Maria Nascimento Barros (2003); (c) Early Childhood Education and practices promoting racial equality, by Hédio Silva Jr., Maria Aparecida Silva Bento, Silvia Pereira de Carvalho (2012); (d) Ethnic-Racial Relations Education in Brazil: working with African and Afro-Brazilian histories and cultures in classrooms, by Amilcar Araujo Pereira (2014); (e) African and Afro-Brazilian History and Culture in Child Education, Ministry of Education. Secretariat for Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (2014); (f), and from the History of Black Education and other stories, by Jeruse Romão (2005). The construction of practices in children's education provides a reflection of pedagogical actions, by which educators are mediators of achievements promoting racial equality.
Keywords: Criança negra
Negro - Educação - Brasil
Racismo
Educação Infantil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: NASCIMENTO, Maria de Sousa. Relações étnico-raciais negras na Educação Infantil: realidade e desafios. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1463
Issue Date: 20-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0149-2017 Maria de Sousa.pdfTCC_Maria de Sousa986.8 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.