???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1465
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O atendimento ao aluno surdo em uma escola pública do município de Luziânia GO
???metadata.dc.creator???: Gomes, Meirielle da Silva Bueno
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Márcia Aparecida de
???metadata.dc.description.resumo???: A educação para o surdo vem se transformando ao longo dos tempos e com ela há muitas barreiras a serem vencidas. Contudo, a inclusão ainda é um ideal a ser alcançado em prol de uma educação que valorize as diferenças e limitações de cada indivíduo. A pesquisa tem como tema o atendimento ao aluno surdo numa escola pública do município de Luziânia-GO, e como objetivo analisar como funciona o atendimento ao aluno surdo no município de Luziânia-GO. A pesquisa buscou responder a problemática como funciona o atendimento ao aluno surdo no município de Luziânia-GO? A investigação de natureza qualitativa tem como método a pesquisa de campo e foi realizada em uma escola municipal de Luziânia-GO. Para a obtenção dos dados, utiliza-se nesta pesquisa a entrevista semiestruturada e como participantes a coordenadora pedagógica e a professora regente da classe. Para a construção do embasamento teórico, foram utilizados os seguintes autores: Mazzota (2011), Novaes (2010), Vigotsky (2011), Damázio (2007), dentre outros. Pode-se constatar um espaço escolar preocupado com o ensino e aprendizagem do aluno surdo em sala de aula, levando em consideração o esforço do professor para a confecção de materiais pedagógicos adaptados. Por fim, concluiu-se evidências de grandes dificuldades para a realização desse trabalho, uma vez que, faltam recursos indispensáveis para a educação inclusiva como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), o investimento na formação de professores, o apoio de uma equipe multidisciplinar além de terem turmas exclusivas para o atendimento ao aluno surdo, não sendo eles inclusos em turmas comuns.
Abstract: Education for the deaf has been changing over time and with it many barriers to be overcome. However, inclusion is still an ideal to be achieved in favor of an education that values the differences and limitations of each individual. The research has as its theme the service to the deaf student in a public school in the city of Luziânia-GO, and aims to analyze how the service works to the deaf student in the municipality of Luziânia-GO. The research sought to answer the problematic how the service works to the deaf student in the municipality of Luziânia-GO? The research of a qualitative nature has the method of field research and was carried out at a municipal school in Luziânia-GO. In order to obtain the data, the semi-structured interview is used in this research and as a participant the pedagogical coordinator and the regent teacher of the class. For the construction of the theoretical basis, the following authors were used: Mazzota (2011), Novaes (2010), Vigotsky (2011), Damázio (2007), among others. One can see a school space concerned with the teaching and learning of the deaf student in the classroom, taking into account the teacher's effort to make adapted teaching materials. Finally, there was evidence of great difficulties for this work since there is a lack of resources indispensable for inclusive education, such as the Specialized Educational Assistance (AEE), the investment in teacher training, the support of a multidisciplinary team, besides having exclusive classes for the care of the deaf student, not being included in common classes.
Keywords: Aluno surso - Ensino
Aluno surdo - Aprendizagem
Educação Inclusiva
Atendimento Educacional Especializado
Educação do surdo
Aluno deficiente
Deficiência auditiva - Aprendizagem escolar
Educação Especial
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: GOMES, Meirielle da Silva Bueno. O atendimento ao aluno surdo em uma escola pública do município de Luziânia GO. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1465
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0151-2017 Meirielle da Silva.pdfTCC_Meirielle da Silva782.96 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.