???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1585
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Qualidade de vida docente versus síndrome de Burnout: desafios e perspectivas contemporâneas
???metadata.dc.creator???: Meireles, Jacqueline Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Daniel Pereira da
???metadata.dc.description.resumo???: Os sistemas educacionais contemporâneos têm exigido do professor uma série de atitudes habilidade e competências que lhe são cotidianamente, explícita ou implicitamente cobradas. Este, por sua vez, tem sido coadjuvante passivo no que se refere à exposição de suas particularidades subjetivas idiossincráticas. Diante disso, a proposta deste trabalho é instigar debates voltados à saúde emocional do professor objetivando à prevenção da síndrome de Burnout. Para tanto, a base referencial teórica e metodológica enveredaram entre o levantamento e discussões teóricas complementadas por um estudo de caso. Em complementação para o embasamento entre os teóricos e o estudo de caso, foi aplicado um questionário de pesquisa, com para que a entrevistada. O questionário é composto de 20 (vinte) questões fechadas cuja soma dos resultados, de 01 (um) a 05 (cinco) indicam se há o desenvolvimento da síndrome de Burnout. A discussão dos resultados apontou para necessidade da valorização do professor enquanto agente ativo durante o processo de ensino e aprendizagem. Salientaram para o fato de que a síndrome de Burnout ocasiona em efeitos nocivos para a saúde emocional do professor.
Abstract: The contemporary educational systems have required a number of teacher attitudes ability and skills that are you are daily, explicitly or implicitly charged. This, in turn, has been supporting passive as regards their exposure idiosyncratic subjective characteristics. Therefore, the purpose of this work is to instigate discussions focused on emotional health teacher aiming to prevent burnout. Therefore, the theoretical and methodological framework based embarked between the survey and theoretical discussions complemented by a case study. In complement to the basement between the theoretical and the case study, a questionnaire was applied research, with for the interview. The questionnaire consists of twenty (20) questions closed the sum of the results of 01 (one) to 05 (five) indicate whether there is the development of burnout. The discussion pointed to the need for enhancement of the teacher as an active agent in the process of teaching and learning. They pointed out to the fact that burnout brings in harmful effects on emotional health teacher.
Keywords: Professor - saúde emocional
Professor - valorização profissional
Síndrome de Burnout
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: MEIRELES, Jacqueline Silva. Qualidade de vida docente versus síndrome de Burnout: desafios e perspectivas contemporâneas. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitário de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1585
Issue Date: 29-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0172-2016 Jacqueline Silva.pdfTCC_Jacqueline Silva1.67 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.