???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1600
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A psicomotricidade e o desenvolvimento da leitura e da escrita
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Nayara Aparecida Oliveira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: Ler e escrever são fundamentais no nosso dia a dia, pois o homem tem a necessidade de se comunicar graficamente, assim a psicomotricidade deve ser contemplada ao processo de ensino-aprendizagem, para que haja um maior desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. Este estudo tem como objetivo principal investigar como as atividades psicomotoras estão sendo contempladas nos documentos orientadores do Ensino Fundamental, para que o professor possa desenvolvê-las em sala de aula. Tendo como delimitação do tema “A psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no primeiro ano do Ensino Fundamental”. Logo, busca-se explorar o conceito de psicomotricidade e elencar a sua necessidade no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no Ensino Fundamental I. Esta pesquisa se estruturou com o intuito de contribuir para visualização da necessidade de termos nos documentos oficiais a apresentação da Psicomotricidade como uma prática necessária para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, a análise de dados mostra que a psicomotricidade está contemplada nos documentos, porém é necessário um estudo aprofundado do termo para que haja o entendimento do conteúdo.
Abstract: La lectura y la escritura son fundamentales en nuestro día a día, porque el hombre tiene la necesidad de comunicarse de forma gráfica, por esto que la psicomotricidad se debe considerar el proceso de enseñanza-aprendizaje, por lo que hay un motor más grande, cognitivo y afectivo del niño El estudio tiene como objetivo investigar se contemplan em los documentos orientados de la escuela primaria las actividades psicomotoras, de forma que el maestro pueda desarrollar en el aula. Con la delimitación del tema “ La psicomotricidade en el processo de enseñanza-aprendizaje de la lectura y la escritura em en el primer año de la escuela primaria. Por lo tanto, se trata de explorar el concepto de psicomotricidad y clasificar sus necesidades em lo processo del la lectura y el escritura em la enseñanza-aprendizaje del educación primaria. Es La investigación se há estructurado com El fin de contribuir a visualisar La necesidad de contar com El funcionário documento La presentación de psicomotricidad como uma necesidad préctica para El proceso de enseñanza y aprendizaje de La lectura y encria em los primeiros anos. Por lo tanto, el análisis de datos muestra que psicomotor se contempla en el documento, pero un estudio detallado del contenido de manera que no es necesario un entendimiento del contenido.
Keywords: Psicomotricidade
Jogos
Brincadeiras
Leitura
Escrita
Processo de ensino aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: CARVALHO, Nayara Aparecida Oliveira de. A psicomotricidade e o desenvolvimento da leitura e da escrita. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) ‒ Campus Universitário de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1600
Issue Date: 29-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0180-2016 Nayara Aparecida.pdfTCC_Nayara Aparecida555.96 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.