???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1711
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ensino afro-vilaboense : tipologia da consciência histórica no 9° ano do fundamental
???metadata.dc.creator???: Marques, Patricia da Silva Santos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Euzébio Fernandes de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Daniel Lucas de Jesus
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Leonardo de Jesus
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho de conclusão de curso, investigou a proposta curricular da disciplina de História em uma turma do 9° ano do ensino fundamental, no âmbito de uma escola pública estadual na cidade de Goiás, e averiguou a tipologia da consciência histórica dos estudantes, em relação ao ensino sobre a História e cultura afro-vilaboense. O primeiro capítulo tratou do aporte político e curricular, pois ao se tratar do tema afro, o racismo impede a ação, mas estes autores, Lopes e Macedo (2011), na questão curricular, Munanga (2000, 2015), sobre o ensino e o racismo, Silva (2003), sobre identidade e diferença e Ayodele (2012), sobre as leis antirracistas e a análise das leis antirracistas, permitiram a discussão e a prática em sala de aula. O segundo foi ampliado para conceitos teóricos-metodológicos, abarcando o afrovilaboense, a base temática da aula- oficina de Barca (2001), na qual foi pautada a prática e para análise dos resultados da aula, Rusen (2011) e a tipologia da consciência histórica, dentro do afrovilaboense. O terceiro capítulo avaliou a execução da aula-oficina e a análise dos resultados. O objetivo central dessa aula-oficina é tentar ajudar a superar um ensino racista, portanto, uma educação afrovilaboense, que permita novos olhares e questionamentos. Os resultados alcançados atestaram os dados sobre desigualdade e a falta de um ensino afro-brasileiro, mesmo que exista as ordenanças legais antirracistas. Com os dados da aula-oficina, foi demonstrado que a criança negra em Goiás está em desvantagem, econômica, social e educacional, evidenciou-se que eles não conhecem sua própria história e são vítimas de um sistema racista. Estes resultados forneceram bases para que haja uma luta contínua, e necessária, dentro da educação.
Abstract: This course completion work investigated the curricular proposal of the History subject in a 9th year elementary school class, within the scope of a state public school in the city of Goiás, and investigated the typology of historical awareness of students, in relation to teaching about History and Afro-Vilaboense culture. The first chapter dealt with the political and curricular contribution, because when dealing with the Afro theme, racism prevents action, but these authors, Lopes and Macedo (2011), on the curricular issue, Munanga (2000, 2015), on the teaching and racism, Silva (2003), on identity and difference and Ayodele (2012), on anti-racist laws and the analysis of anti-racist laws, allowed the discussion and practice in the classroom. The second was expanded to concepts theoretical-methodological, covering Afrovilaboense, the thematic basis of the class- Barca workshop (2001), in which the practice and analysis of the class results, Rusen (2011) and the typology of historical consciousness, within from Afrovilaboense. The third chapter evaluated the execution of the workshop class and the analysis of results. The main objective of this workshop class is to try to help overcome racist teaching, therefore, an Afro-Vilaboense education, which allows new perspectives and questions. The results achieved attest to the data on inequality and the lack of Afro-Brazilian education, even though anti-racist legal ordinances exist. With data from the workshop class, it was demonstrated that black children in Goiás are at a disadvantage, economically, social and educational, it became clear that they do not know their own history and are victims of a racist system. These results provided basis for that there is a continuous, and necessary, struggle within education.
Keywords: História
Aula-oficina
afrovilaboense
consciência histórica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: MARQUES, Patrícia da Silva Santos. Ensino afro-vilaboense: tipologia da consciência histórica no 9° ano do fundamental. 2018. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1711
Issue Date: 6-Dec-2018
Appears in Collections:História / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patrícia da Silva Santos Marques.pdfMonografia1.48 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.