???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1729
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O barroco na Europa moderna e suas influências nas Igrejas da Abadia e São Francisco de Paula na Cidade de Goiás
???metadata.dc.creator???: Lourenço, Tatielle Pereira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carneiro, Keley Cristina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alvarenga, Derotina Helecir de Brito
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonzaga, Christianne Viana Ferreira Paiva
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta a arte barroca desde sua origem na Itália nos séculos XVI- XVIII e aborda o contexto histórico do Antigo Regime, as diversas mudanças que ocorreram nesse período como a transição do feudalismo para o capitalismo, em que a população mudou seu olhar e queria mudanças. Uma delas foi a Reforma Protestante de Martinho Lutero, que representou o surgimento de uma nova religião, o protestantismo. Assim, para que os fiéis não deixassem a religião católica, foi realizado o Concílio de Trento (1545-1563), que utilizou da arte barroca para influenciá-los a não deixar a doutrina. Com esse evento a arte se espalhou por diversas partes do mundo por meio das grandes navegações, que influenciaram para que a arte barroca chagasse ao Brasil trazida pelos Jesuítas, sendo que em duas regiões esta arte chegou por meio do ciclo do ouro: Minas Gerais e Goiás. Realiza-se um estudo comparativo entre a arte barroca das duas regiões, suas diferenças e semelhanças e analisa como esse estilo está presente em algumas construções da cidade de Goiás, em destaque a Igreja Nossa Senhora da Abadia e a Igreja São Francisco de Paula, demonstrando como elas são importantes para o patrimônio da cidade.
Abstract: This work presents baroque art since its origins in Italy in the 16th- XVIII and addresses the historical context of the Old Regime, the various changes that occurred during this period as the transition from feudalism to capitalism, in that the population changed their outlook and wanted changes. One of them was the Reformation Protestant of Martin Luther, who represented the emergence of a new religion, Protestantism. Thus, so that the faithful would not leave the Catholic religion, it was held the Council of Trent (1545-1563), which used baroque art to influence them not to leave the doctrine. With this event, art spread across different parts of the world through great navigations, which influenced so that baroque art arrived in Brazil brought by the Jesuits, and in This art arrived in two regions through the gold cycle: Minas Gerais and Goiás. A comparative study is carried out between the baroque art of the two regions, their differences and similarities and analyzes how this style is present in some buildings in the city of Goiás, notably the Nossa Senhora da Abadia Church and the São Francisco de Paula Church, demonstrating how important they are for the city ​​heritage.
Keywords: História
Barroco
Arte
Igrejas
Minas Gerais
Goiás
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: LOURENÇO, Tatielle Pereira. O barroco na Europa moderna e suas influências nas Igrejas da Abadia e São Francisco de Paula na Cidade de Goiás. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em historia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1729
Issue Date: 4-Dec-2018
Appears in Collections:História / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatielle Pereira Lourenço.pdfMONOGRAFIA1.54 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.