???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2148
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os procedimentos de ensino na prática docente de professores de geografia da educação básica na Cidade de Goiás (GO)
???metadata.dc.creator???: Moraes, Ana Izabela Brito de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Karla Annyelly Teixeira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Molinari, Jean
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moraes, Dominga Correia Pedroso
???metadata.dc.description.resumo???: O Ensino de Geografia cada vez mais está sendo discutido com muita relevância no âmbito educacional, devido a sua grande importância no currículo escolar de crianças e jovens, juntamente com as demais ciências. E para compreender o Ensino de Geografia nas instituições educacionais, é necessário entender de fato a natureza das relações entre docentes e discentes, aluno e conteúdo e conteúdo/professor. Então foi pensada e elaborada uma proposta sobre os procedimentos de Ensino na pratica docente de professores de Geografia da educação básica na cidade de Goiás. Para compreender a importância do Ensino de Geografia e a importância dos procedimentos, o estudo contou com várias pesquisas bibliográficas, observações de aula e elaboração de planos de aulas com o uso do procedimento de ensino aula de campo. A aula de campo foi desenvolvida nas escolas juntamente com o conteúdo de cartografia e geografia de Goiás com os alunos de duas escolas estaduais sendo uma do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O procedimento de ensino aula de campo é muito importante para o ensino de Geografia, por levar os alunos a terem contato com a realidade de ter a capacidade de observar e analisar fatos reais que são muito importantes para sociedade em geral e que através dessas aulas de campo os alunos poderão ter uma visão de teoria e pratica, ou seja, ter um olhar crítico da realidade em que eles vivem.
Abstract: O Ensino de Geografia cada vez mais está sendo discutido com muita relevância no âmbito educacional, devido a sua grande importância no currículo escolar de crianças e jovens, juntamente com as demais ciências. E para compreender o Ensino de Geografia nas instituições educacionais, é necessário entender de fato a natureza das relações entre docentes e discentes, aluno e conteúdo e conteúdo/professor. Então foi pensada e elaborada uma proposta sobre os procedimentos de Ensino na pratica docente de professores de Geografia da educação básica na cidade de Goiás. Para compreender a importância do Ensino de Geografia e a importância dos procedimentos, o estudo contou com várias pesquisas bibliográficas, observações de aula e elaboração de planos de aulas com o uso do procedimento de ensino aula de campo. A aula de campo foi desenvolvida nas escolas juntamente com o conteúdo de cartografia e geografia de Goiás com os alunos de duas escolas estaduais sendo uma do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O procedimento de ensino aula de campo é muito importante para o ensino de Geografia, por levar os alunos a terem contato com a realidade de ter a capacidade de observar e analisar fatos reais que são muito importantes para sociedade em geral e que através dessas aulas de campo os alunos poderão ter uma visão de teoria e pratica, ou seja, ter um olhar crítico da realidade em que eles vivem.
Keywords: Geografia
Ensino de geografia
Procedimentos de ensino
Aula de campo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: MORAES, Ana Izabela Brito de. Os procedimentos de ensino na prática docente de professores de geografia da educação básica na Cidade de Goiás (GO). 2014. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2148
Issue Date: 29-Jan-2014
Appears in Collections:Geografia / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Izabela Brito de Moraes.pdfMonografia6.02 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.