???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2358
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Vontade de saber português : uma análise da variação linguística no livro didático
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Kassia Alves de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Casella, César Augusto de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rosa, Cassia Regina Pereira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Luterman, Luana Alves
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta uma investigação de como se dá o tratamento da variação linguística no livro didático Vontade de saber Português da autoria de Rosemeire Alves e Tatiane Brugnerotto, livro destinado ao 6º ano do Ensino Fundamental, utilizado na cidade de Mossâmedes-GO. Para tal investigação, nos embasaremos nos fundamentos da Sociolinguística, mais especificamente, na Pedagogia da Variação Linguística ou Sociolinguística Educacional. Para tanto, utilizaremos Antunes (2014), Bagno (2007, 2013), Bortoni-Ricardo (2004), Calvet (2002), Cesário; Votre (2008), Faraco (2008) e Travaglia (2009). Temos como metodologia o estudo bibliográfico, que tem como objeto de estudo o livro didático, e que para tal análise teve como suporte uma literatura especializada. Os resultados do tratamento da variação linguística no livro didático Vontade de Saber Português se mostram insuficientes. Como na maioria das vezes o professor possui somente o material didático como fonte para as aulas de Língua Portuguesa, pontuaremos sobre a importância de esses materiais serem voltados para o compromisso de formar cidadãos competentes linguisticamente.
Abstract: This paper presents an investigation of the treatment of language variation in the textbook Vontade de saber Português by Rosemeire Alves and Tatiane Brugnerotto, which is a book for the 6th year of elementary school used in the city of Mossâmedes-GO. As a basis for this research we use the fundamentals of sociolinguistics, more specifically the fundamentals of language variation or educational sociolinguistics. To this end, we use Antunes (2014), Bagno (2007, 2013), Bortoni-Ricardo (2004), Calvet (2002), Cesario; Votre (2008), Faraco (2008) and Travaglia (2009). Ours is a bibliographical study, whose object is the textbook, with the support of specialized literature. The results of the study of the treatment of language variation in the textbook Vontade de Saber Português show that such treatment is insufficient. Since the only source the teacher uses for the Portuguese classes is usually the course material, we highlight that such material must be committed to training linguistically competent citizens.
Keywords: Sociolinguística
Variação Linguística
Ensino
Livro Didático
Sociolinguistics
Language Variation
Education
Textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Letras - Portugues - Ingles
Citation: CARVALHO, Kassia Alves de. Vontade de saber português: uma análise da variação linguística no livro didático. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2358
Issue Date: 2-Dec-2015
Appears in Collections:Letras / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kassia Alves de Carvalho.pdfMonografia1.37 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.