???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2874
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Pedagogia hospitalar: dificuldades encontradas para a humanização e práticas de uma educação para todos (a realidade da cidade de Uruaçu)
???metadata.dc.creator???: Martins, Vanessa Elias
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Tavares, Rosangela Xavier
???metadata.dc.description.resumo???: A educação que se processa, por meio da Pedagogia Hospitalar, não pode ser identificada como simples instrução (transmissão de alguns conhecimentos formalizados). E muito mais que isto. E um suporte psico-sociopedgogico dos mais importantes, porque não isola o escolar na condição pura de doente, mas sim, o mantém integrado em suas atividades da escola e da família e apoiado pedagogicamente na sua situação de doente. Foi diante da necessidade de se ter a realidade sobre a Pedagogia Hospitalar, especialmente na cidade de Uruaçu, que esta pesquisa foi desenvolvida. Autores como Lúcia Elizete Matos, Margarida Mugiatti, Silvana Aparecida Siena e Renata Andrea Fernandes, entre outros, foi trabalhada a teoria aqui apresentada; o trabalho de campo foi realizado em uma instituição de ensino pública superior e um hospital da cidade. O que se pode constar durante a realização desta pesquisa somada ao trabalho de campo é que muito ainda tem que a fazer para que a Pedagogia Hospitalar venha a fazer parte do cotidiano universitário para que a sociedade reconheça a necessidade do profissional pedagogo hospitalar venha a fazer parte do curso de Pedagogia e dos hospitais.
Abstract: The education that takes place through Hospital Pedagogy cannot be identified as simple instruction (transmission of some formalized knowledge). And much more than this. It is one of the most important psycho-socio-pedgogical support, because it does not isolate the student in the pure condition of being sick, but rather keeps him/her integrated in his/her school and family activities and pedagogically supported in his/her sick situation. It was in view of the need to have a reality about Hospital Pedagogy, especially in the city of Uruaçu, that this research was developed. Authors such as Lúcia Elizete Matos, Margarida Mugiatti, Silvana Aparecida Siena and Renata Andrea Fernandes, among others, worked on the theory presented here; Fieldwork was carried out at a public higher education institution and a hospital in the city. What can be seen during the carrying out of this research in addition to the fieldwork is that there is still a lot to be done so that Hospital Pedagogy becomes part of everyday university life, so that society recognizes the need for professional hospital pedagogues to become part of of the Pedagogy course and hospitals.
Keywords: Pedagogia Hospitalar
Ensino
Criança hospitalizada
Pedagogo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: MARTINS, Vanessa Elias. Pedagogia hospitalar: dificuldades encontradas para a humanização e práticas de uma educação para todos (a realidade da cidade de Uruaçu). 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2874
Issue Date: 21-Dec-2016
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0342-2016.pdfMG37 - 0342-2016276.21 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.