???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3055
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade versus indisciplina : conceituando e contextualizando no ambiente escolar
???metadata.dc.creator???: Soares, Idaline Cristina Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Morais, Lilian Barbosa de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo fazer a diferenciação entre TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e indisciplina, considerando para tanto o ambiente escolar. Esse equívoco de confundir o TDAH com indisciplina tem sido recorrente por profissionais da educação. São temas bastante discutidos, e por apresentar características parecidas torna a compreensão um pouco difícil. Para melhor entendê-las se faz necessário melhor estudo de seus conceitos, características e assim possibilitar uma intervenção assertiva. Para isso dividiu-se este trabalho em três capítulos, cujo primeiro traz o conceito, sintomas e tratamentos com relação ao TDAH, que se trata de um transtorno a ser cuidado por médicos e psicólogos aptos a fazer diagnóstico e tratamento. O segundo capítulo mostra o conceito de indisciplina como sendo um desvio de conduta, bem como a forma de lidar com ela, conversa, orientação e carinho da família e professores. Também a normatização que a escola possui, no caso o regimento, que auxilia a equipe escolar no manejo da indisciplina. E por fim, no terceiro capítulo, como ambos, TDAH e indisciplina podem trazer dificuldades para a escola e para os alunos, e também maneiras de a escola lidar com os mesmos. Ressaltando a necessidade de contextualizá-los, um transtorno ou outro limite, para que assim a escola possa se organizar de modo a realizar a intervenção adequada para o TDAH e para a indisciplina.
Keywords: TDAH
Indisciplina
Aluno
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SOARES, Idaline Cristina Silva. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade versus indisciplina: conceituando e contextualizando no ambiente escolar. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3055
Issue Date: 7-Dec-2016
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0048-2016.pdfMG 037 0048-2016453.64 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.