???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3055
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade versus indisciplina : conceituando e contextualizando no ambiente escolar |
???metadata.dc.creator???: | Soares, Idaline Cristina Silva |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Morais, Lilian Barbosa de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem como objetivo fazer a diferenciação entre TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e indisciplina, considerando para tanto o ambiente escolar. Esse equívoco de confundir o TDAH com indisciplina tem sido recorrente por profissionais da educação. São temas bastante discutidos, e por apresentar características parecidas torna a compreensão um pouco difícil. Para melhor entendê-las se faz necessário melhor estudo de seus conceitos, características e assim possibilitar uma intervenção assertiva. Para isso dividiu-se este trabalho em três capítulos, cujo primeiro traz o conceito, sintomas e tratamentos com relação ao TDAH, que se trata de um transtorno a ser cuidado por médicos e psicólogos aptos a fazer diagnóstico e tratamento. O segundo capítulo mostra o conceito de indisciplina como sendo um desvio de conduta, bem como a forma de lidar com ela, conversa, orientação e carinho da família e professores. Também a normatização que a escola possui, no caso o regimento, que auxilia a equipe escolar no manejo da indisciplina. E por fim, no terceiro capítulo, como ambos, TDAH e indisciplina podem trazer dificuldades para a escola e para os alunos, e também maneiras de a escola lidar com os mesmos. Ressaltando a necessidade de contextualizá-los, um transtorno ou outro limite, para que assim a escola possa se organizar de modo a realizar a intervenção adequada para o TDAH e para a indisciplina. |
Keywords: | TDAH Indisciplina Aluno |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Itaberai |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | SOARES, Idaline Cristina Silva. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade versus indisciplina: conceituando e contextualizando no ambiente escolar. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2016. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3055 |
Issue Date: | 7-Dec-2016 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Itaberaí - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG 037 0048-2016.pdf | MG 037 0048-2016 | 453.64 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.