???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3058
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | A inclusão das alunas surdas na educação superior : um relato de experiência no curso de pedagogia na Universidade Estadual de Goiás do Campus de Itaberaí |
???metadata.dc.creator???: | Almeida, Jordana Ataídes de Silva, Thayane Moraes da |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Morais, Lilian Barbosa de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho de conclusão de curso construído por meio de uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência tem como finalidade enfatizar a educação inclusiva no ensino superior, baseando-se na diversidade inerente à espécie humana, procurando perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos, de forma a gerar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Destaca a relevância do trabalho do professor para que este processo aconteça a contento. Traz, por meio de um relato de experiência, como foi a inclusão de duas alunas surdas na graduação. O primeiro capítulo mostra a proposta de educação inclusiva, considerando seus aspectos históricos e legais. O segundo discorre sobre a educação de surdos na educação superior, trazendo suas diretrizes, normatizações e propostas pedagógicas. Por último, o terceiro capítulo apresenta os relatos da experiência de duas alunas surdas cursando Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás Câmpus Itaberaí. Para esta construção, utilizou-se de autores como Arantes, Stainback e Stainback, Skliar e Mantoan; leis, decretos e resoluções que normatizam essa proposta. Diante deste estudo, ficou claro que é preciso investir mais em formação para professores com relação ao trabalho pedagógico com os alunos surdos. |
Keywords: | Educação superior Educação inclusiva Aprendizagem Surdez |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Itaberai |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | ALMEIDA, Jordana Ataídes de; SILVA, Thayane Moraes da. A inclusão das alunas surdas na educação superior: um relato de experiência no curso de pedagogia na Universidade Estadual de Goiás do Campus de Itaberaí. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2017. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3058 |
Issue Date: | 5-Dec-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Itaberaí - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG 037 0022-2017.pdf | MG 037 0022-2017 | 260.41 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.