???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3058
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A inclusão das alunas surdas na educação superior : um relato de experiência no curso de pedagogia na Universidade Estadual de Goiás do Campus de Itaberaí
???metadata.dc.creator???: Almeida, Jordana Ataídes de
Silva, Thayane Moraes da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Morais, Lilian Barbosa de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de conclusão de curso construído por meio de uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência tem como finalidade enfatizar a educação inclusiva no ensino superior, baseando-se na diversidade inerente à espécie humana, procurando perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos, de forma a gerar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Destaca a relevância do trabalho do professor para que este processo aconteça a contento. Traz, por meio de um relato de experiência, como foi a inclusão de duas alunas surdas na graduação. O primeiro capítulo mostra a proposta de educação inclusiva, considerando seus aspectos históricos e legais. O segundo discorre sobre a educação de surdos na educação superior, trazendo suas diretrizes, normatizações e propostas pedagógicas. Por último, o terceiro capítulo apresenta os relatos da experiência de duas alunas surdas cursando Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás Câmpus Itaberaí. Para esta construção, utilizou-se de autores como Arantes, Stainback e Stainback, Skliar e Mantoan; leis, decretos e resoluções que normatizam essa proposta. Diante deste estudo, ficou claro que é preciso investir mais em formação para professores com relação ao trabalho pedagógico com os alunos surdos.
Keywords: Educação superior
Educação inclusiva
Aprendizagem
Surdez
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: ALMEIDA, Jordana Ataídes de; SILVA, Thayane Moraes da. A inclusão das alunas surdas na educação superior: um relato de experiência no curso de pedagogia na Universidade Estadual de Goiás do Campus de Itaberaí. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3058
Issue Date: 5-Dec-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0022-2017.pdfMG 037 0022-2017260.41 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.