???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3113
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As contribuições da educação infantil para a construção da autonomia pela criança
???metadata.dc.creator???: Santana, Pollyana Alves de Carvalho
Faria, Zauany Karoline Souza
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Morais, Lílian Barbosa de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade analisar quais as contribuições da Educação Infantil para o desenvolvimento da autonomia que precisa ser adquirida pelas crianças ainda nos primeiros anos escolares. Este estudo foi realizado mediante pesquisa bibliográfica dos principais teóricos que investigaram o tema. O primeiro capítulo apresenta a construção e o desenvolvimento da autonomia pela criança seguindo os ideários dos autores Piaget, Vygotsky, Freire, entre outros. O segundo capítulo aborda a Educação Infantil no Brasil e sua relação com o desenvolvimento da criança. O terceiro e último capítulo analisa como a Educação Infantil pode mediar a construção da autonomia pela criança. A escola tem como função, entre outras, a formação de pessoas competentes, solidárias e responsáveis que possam se tornar cidadãos de bem, aptos a construir um futuro melhor em seu núcleo de convivência contribuindo, assim, para o futuro de seu país. Em vista disso, o espaço escolar precisa se conscientizar desse importante papel e se reorganizar para que sua prática mediadora ocorra de maneira eficiente e significativa na formação de crianças autônomas, reflexivas e críticas.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the contributions of Early Childhood Education to the development of autonomy that needs to be acquired by children in the early school years. This study was carried out through bibliographical research of the main theorists who investigated the theme. The first chapter presents the construction and development of autonomy for the child following the ideas of authors Piaget, Vygotsky, Freire, among others. The second chapter deals with Child Education in Brazil and its relationship with child development. The third and final chapter analyzes how Child Education can mediate the construction of autonomy by the child. The school's function is, among others, to train competent, supportive and responsible people who can become good citizens, able to build a better future in their nucleus of coexistence, thus contributing to the future of their country. In view of this, the school space needs to be aware of this important role and reorganize so that its mediating practice occurs in an efficient and meaningful way in the formation of autonomous, reflexive and critical children.
Keywords: Escola
Autonomia
Sociedade
Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SANTANA, Pollyana Alves de Carvalho; FARIA, Zauany Karoline Souza. As contribuições da educação infantil para a construção da autonomia pela criança. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3113
Issue Date: 11-Dec-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0010-2018.pdfMG 037 0010-2018257.23 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.