???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3186
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As TIC no ensino e aprendizagem da matemática com alunos de inclusão a partir do uso do objeto virtual de aprendizagem
???metadata.dc.creator???: Neves, Ana Claudia Vidal das
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Liliane de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Araújo, Marlene dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Observarmos que o processo histórico de pessoas com necessidade especial é permeado de muitas lutas e obstáculos, mas, de muitas conquistas, algumas ainda de forma lenta. Assim, temos que ate hoje em dia as mesmas vem lutando para recuperar e conquistar de forma ativa e autônoma seu espaço na sociedade, a partir de muitos tratados e legislações que defendem seus direitos. Sendo a inclusão necessária e urgente, surge uma angustia na área da educação no qual atualmente muitos vêm buscando melhorias. Então, a partir de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado, surge uma inquietação que visa contribuir com o ensino de matemática de alunos de inclusão e tentar minimizar algumas mazelas do ensino inclusivo. Como a modernização vem avançando cada dia mais, este trabalho visa apresentar uma proposta com o uso das TIC nas salas de aula trazendo como uma metodologia diversificada e dinâmica o OVA (objeto virtual de aprendizagem). De cunho qualitativo e com elementos da pesquisa participante, esta foi desenvolvida no Colégio Estadual da Policia Militar de Goiás – Itauçu, e os resultados apontam que além de motivar os alunos a tecnologia, mais precisamente o OVA, contribui para um ensino de matemática contextual, dinâmico e significativo, assim acreditamos que o professor precisa sempre estar inovando as suas metodologias.
Abstract: We can observe that the historical process of people with special needs is permeated by many struggles and obstacles, but also by many achievements, some still slowly. Thus, we have to this day have been struggling to recover and conquer in an active and autonomous way their space in society, from many treaties and laws that defend their rights. Being the necessary and urgent inclusion arises an anguish in the area of education where currently many are seeking improvements. Then, from experiences in the Supervised Internship, there arises a concern that aims to contribute to the mathematics teaching of inclusion students and try to minimize some of the ills of inclusive education. As modernization is progressing more and more, this paper aims to present a proposal with the use of ICT in classrooms bringing the OVA (virtual learning object) as a diversified and dynamic methodology. With a qualitative character and with elements of the participant research, it was developed in the State College of the Military Police of Goiás - Itauçu, and the results show that besides motivating the students technology, more precisely the OVA, contributes to a teaching of contextual, dynamic mathematics and significant, so we believe that the teacher must always be innovating their methodologies.
Keywords: Ensino de matemática
Inclusão
Tecnologia de comunicação e informação
Objeto virtual de aprendizagem
Teaching mathematics
Inclusion
Communication and information technology
Virtual learning object
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: NEVES, Ana Claudia Vidal das. As TIC no ensino e aprendizagem da matemática com alunos de inclusão a partir do uso do objeto virtual de aprendizagem. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemático) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3186
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Claudia Vidal das Neves.pdf3.26 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.