???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3266
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A utilização de materiais concretos para o ensino e aprendizagem matemática a alunos de inclusão
???metadata.dc.creator???: Lopes, Mônica Aparecida de Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Liliane de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Araújo, Marlene dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Godinho, Maria de Fátima de Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho faz um breve relato sobre a história da inclusão, abordando sobre educação inclusiva e a apresentação da utilização dos materiais concretos para o ensino e aprendizagem matemática a alunos de inclusão. Utilizando o geoplano como recurso pedagógico para o ensino de Geometria Plana na Inclusão. A formação do professor de matemática na inclusão, a pesquisa na prática docente e o papel do professor de Matemática frente à educação inclusiva. Para subsidiar a pesquisa, tem-se com referencial teórico Sacristán (2007), Goffman (1998), Granemann (2007), D’Ambrósio (2007), Demo (2011), Araújo (2012), Battisti (2007), Paulo Freire (1996), Lorenzato (2012). A princípio foi feito uma breve abordagem sobre a história da inclusão, o papel do professor na educação inclusiva e de como a Geometria pode ser ensinada de forma dinâmica, lúdica e menos mecânica. Os aspectos metodológicos destacam uma abordagem de cunho qualitativo, o método da pesquisa converge para uma pesquisa – ação, pois o trabalho foi aplicado em um Colégio da rede Estadual de ensino, para alunos do ensino fundamental e médio com deficiências, utilizamos o Geoplano como recurso didático tentando suprir as necessidades educacionais desses alunos com deficiência quanto ao ensino da geometria, e com isso criar um ambiente de aprendizagem que busque uma maior motivação por parte dos mesmos perante o ensino da Matemática.
Abstract: This paper gives a brief account on the history of inclusion, addressing inclusive education and the presentation of the use of concrete for teaching and learning mathematics to students in inclusion materials. However using the geoboard as a pedagogical resource for teaching plane geometry for Inclusion and teacher education in mathematics at inclusion and research in the teaching practice and the role of the mathematics teacher forward to inclusive education. To support the research, has been with the theoretical framework Sacristan (2007), Goffman (1998), Granemann (2007) , D'Ambrosio (2007), Demo (2011), Araújo (2012), Battisti (2007), Paulo Freire (1996), Lorenzato (2012). The principle was takenwith a brief overview on the history of inclusion, the role of teachers in inclusive education and how geometry can be taught in a dynamic, playful and less mechanically. Methodological aspects highlight a qualitative study approach, the research method converges to an action - research because work was applied in a State College of schools for pupils of elementary and middle school with disabilities, we used the feature as Geoplano didactic trying to meet the educational needs of these students with disabilities on the teaching of geometry, and thereby create a learning environment that seeks a greater motivation among themselves before the teaching of Mathematics.
Keywords: Inclusão
Matemática
Ensino
Aprendizagem
Geoplano
Inclusion
Mathematics
Teaching
Learning
Geoplano
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: LOPES, Mônica Aparecida de Oliveira. A utilização de materiais concretos para o ensino e aprendizagem matemática a alunos de inclusão. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3266
Issue Date: 29-Jan-2014
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monica Aparecida de Oliveira.pdfMonografia1.5 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.