???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3297
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Matemática financeira : impostos e juros embutidos
???metadata.dc.creator???: Assis, Carlos César Ribeiro de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araújo, Marlene dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mesquita, Amábile Jeovana Neiris
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa investigamos possíveis contribuições para a formação de alunos críticos e autônomos, trabalhando a Matemática Financeira, aplicada no meio social. Nesse intuito foram abordados alguns conceitos essenciais de mediação (Vygotsky), autonomia (Freire) e o lado crítico (Skovsmose). Conceitos que trabalhados conjuntamente propiciam a uma construção de conhecimento por meio da relação histórico social, contextualizando a matemática com o dia a dia dos alunos. A pesquisa ressalta a importância da escola na preparação dos alunos para atuação crítica e consciente frente à sociedade. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de questionários, análise dos trabalhos escritos e pela discussão com os alunos. O resultado se mostra agradável para esta: ligação, Matemática Financeira e meio social. Pois desenvolve o lado crítico dos alunos, a autonomia e facilita a construção do conhecimento, resultando em uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: In this study we investigated possible contributions to the formation of critical students, freelancers, working on financial mathematics, applied in the social environment. In this order were addressed some key concepts of mediation (Vygotsky), autonomy (Freire) and the critical side (Skovsmose). Concepts that have worked together to provide a construction of knowledge through the relationship of social history, presenting the mathematics with the everyday life of students. The research highlights the importance of school in preparing students for critical and conscious action against the company. The research was conducted with students in 3rd year of high school. Data were collected through questionnaires, analysis of written work and discussion with students. The result proves enjoyable for that link, Financial Mathematics and social environment. Once it develops students' critical side, the autonomy and facilitates the construction of knowledge, resulting in a more meaningful learning
Keywords: Matemática financeira
Mediação
Construção de conhecimento
Mathematical finance
Mediation
Building awareness
Mathematical
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: ASSIS, Carlos César Ribeiro de. Matemática financeira: impostos e juros embutidos. 2010. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3297
Issue Date: 26-Nov-2010
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos César Ribeiro de Assis.pdfMonografia1.04 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.