???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3302
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | O uso da calculadora no ensino da matemática |
???metadata.dc.creator???: | Martins, Viviane Otaviano |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Santos, Ronan Santana dos |
???metadata.dc.description.resumo???: | Estamos vivendo na “era digital”, onde a tecnologia exerce grande influência na vida cotidiana dos cidadãos. E a escola, por sua vez, também será afetada com a presença maciça das tecnologias. Desta forma, este trabalho tem como finalidade estudar a relevância de se inserir a calculadora nas aulas de matemática, mostrando que essa ferramenta se faz presente no cotidiano dos alunos. Assim, iremos relacionar o uso da calculadora “dentro e fora” da escola, avaliando sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, mostrando pontos positivos e negativos ao utilizá-la. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário para professores de matemática do ensino fundamental e médio. Foi desenvolvido com os alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Genoveva Cabral uma aula prática utilizando a calculadora como auxílio didático. A calculadora proporciona mais agilidade e autoconfiança nos alunos, propiciando novos caminhos para alcançar o conhecimento matemático. |
Abstract: | We’re living in a digital era, in which the technology exercises a great influence in the citizens daily routine. The school, for its time, Will also be affected by the constant technology. This way this work’s goal is to insert the calculator on the math’s classes, showing that this tool is present in the student’s routine. Like this the calculator’s use and contribution Will be related “outside and inside” school, evaluating its contribution to the teaching-learning process, underlining positive and negative points while using it. The data collection was done by a math teacher pool of the high school and elementary school. The calculator provides more agility and self-confident in the students providing new ways to reach the Math knowledge. |
Keywords: | Tecnologia Calculadora Agilidade Confiança Technology Calculator Agility Confidence Knowledge |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias |
???metadata.dc.publisher.program???: | Matematica |
Citation: | MARTINS, Viviane Otaviano. O uso da calculadora no ensino da matemática. 2010. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2010. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3302 |
Issue Date: | 27-Nov-2010 |
Appears in Collections: | Matemática / Cora Coralina - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Viviane Otaviano Martins.pdf | Monografia | 459.26 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.