???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3352
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Tangram e geoplano : auxiliadores da aprendizagem geométrica
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Letícia Pires de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendes, Heloísio
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alves, Kelen Michela Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo apresentar os fatores que levaram o ensino da geometria a ficar restrito ao segundo plano durante um longo período, assim como mostrar as iniciativas de estudiosos em transformar o ensino da mesma em uma prática consciente e compreensiva, dentre eles destacamos o casal Van Hiele e sua Teoria de desenvolvimento do pensamento geométrico. No decorrer da pesquisa ressaltamos a importância da utilização de metodologias diferenciadas, especificamente os Materiais Manipuláveis empregados no ensino de geometria plana. Dentre as várias ramificações de Materiais Manipuláveis, utilizamos o Tangram original e o Geoplano cinco por cinco como suporte no estudo de área e perímetro de figuras geométricas planas, mostramos que estes materiais devem ser empregados com bases em um planejamento adequado, no qual deverão especificar os objetivos da implementação do Material Manipulável em um determinado conteúdo, apresentamos ainda algumas de suas potencialidades como: permitir que os alunos criem hipóteses, questionamentos, testem soluções, reflitam sobre as variadas formas de resolução. Concluímos nossa pesquisa com a aplicação e análise desses materiais, e com a certeza que investir em metodologias que ajudem os alunos a construírem uma aprendizagem compreensível, é sem dúvida um bom caminho para conquistarmos uma educação mais enriquecedora sobre todos os aspectos
Abstract: This paper aims to present the factors that led to the teaching of geometry to be constrained to the background over a long period, and show initiative of scholars to transform the teaching of it on a conscious practice and understanding, among which we highlight the couple Van Hiele theory and its development of geometrical thinking. Throughout the research emphasize the importance of using different methodologies, specifically the welding materials used in teaching geometry. Among the various branches of welding materials, we used the original Tangram and the Geoplan five to five to support the study of area and perimeter of geometrical plane, we show that these materials should be used with bases in proper planning, which should specify the goals implementation of welding materials in a particular content, it presents some of its potential as allowing students to create hypotheses, questions, test solutions, reflect on the many ways of resolution. We conclude our research with the implementation and review these materials, and with the certainty to invest in methodologies that help students build learning understandable, it is certainly a good way to conquer a more enriching education on all aspects.
Keywords: Conhecimento
Geometria
Materiais manipuláveis
Construção do conhecimento.
Geometry
Welding materials
Construction of knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: CARVALHO, Letícia Pires de. Tangram e geoplano: auxiliadores da aprendizagem geométrica. 2009 . 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3352
Issue Date: 2-Dec-2009
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia Pires de Carvalho.pdfMonografia2.04 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.