???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3377
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Apresentação de congruência modular no ensino médio por meio da aritmética
???metadata.dc.creator???: Medrado, Jackelyne de Souza
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Serrano, Rosemberg Pereira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Reis, Silvano
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo mostrar a congruência modular no ensino médio utilizando conceitos da aritmética e situações vividas diariamente pelos alunos a fim de promover uma relação do conteúdo com situações práticas. A pesquisa foi aplicada na cidade de Aruanã-GO no Colégio Estadual “Dom Cândido Penso” na 3ª série do ensino médio. As análises didático- pedagógicas estão baseadas em estudiosos da educação e da educação matemática como D’Ambrósio, Skovsmose, Paulo Freire e norteada nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O método utilizado fortalece uma práxis educacional contextualizada, concreta e lúdica, pois na aplicação do mesmo foi proposta a extração de informações com objetos concretos do cotidiano como livros, revistas, produtos, cartões de identificação, onde possuem códigos específicos que caracterizam cada item citado acima, os quais são elaborados seguindo rigorosamente uma relação com a congruência modular, a qual verifica a veracidade de tais códigos. Além de atividades sobre fenômenos periódicos e jogos envolvendo a criptografia, ambos trabalhados sobre o ponto de vista da congruência modular. Este é um tema raramente trabalhado na educação básica apesar de ser muito rico, dinâmico e prazeroso que oferece excelentes oportunidades para o aluno obter uma assimilação do conteúdo e adquirir uma aprendizagem significativa.
Abstract: This study to have how aims to show the congruence modular high school using concepts of arithmetic and situations experienced daily by students to promote a relationship of content to practical situations. The research was conducted in the city of Aruanã - GO in State College "Dom Cândido Penso" in the 3rd grade of high school. Analysis didactic and pedagogical scholars are based on education and mathematics education as D'Ambrosio, Skovsmose, Paulo Freire and guided in the national curriculum standards for high school. The method develops an educational praxis contextualized, practical and playful, as in its application was proposed to extract information with concrete everyday objects such as books, magazines, products, identification cards, which have specific codes that distinguish each item mentioned above , which are produced strictly in relationship with the congruence modular, which verifies the existence of such codes. In addition to periodic phenomena on activities and games involving encryption, both worked on the standpoint of matching modular. This is a topic rarely worked in basic education despite being very rich, dynamic and pleasant, which offers excellent opportunities for students to obtain an assimilation of content and develop a meaningful learning.
Keywords: Congruência modular
Códigos de identificação
Dígito verificador
Criptografia
Congruence modular
Identification codes
Check digit
Encryption
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: MEDRADO, Jackelyne de Souza. Apresentação de congruência modular no ensino médio por meio da aritmética. 2009. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3377
Issue Date: 3-Dec-2009
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jackelyne de Souza Medrado.pdfMonografia2.36 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.