???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3455
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A trajetória do aluno com deficiência auditiva no ensino fundamental em Uruaçu
???metadata.dc.creator???: Lima, Cleydimar Cavalcante
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Sandra Carleth Fernandes de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo visa abordar a trajetória das pessoas deficientes na Escola Campo, sendo objeto de nosso estudo os surdos, dessa forma descrever um pouco sobre suas conquistas. Trajetória e conquistas marcada por dificuldades, preconceitos. Em seu início, sendo condenado ao abandono, a morte, pois acredita-se que ser deficiente era castigo, assim, quando nascia uma criança e apresentava sinais de ser deficiente, então, matava-a. Muitos anos se passaram até obter o direito à vida, o direito a demonstrar que mesmo com deficiência tem a capacidade de ter uma vida em sociedade, respeitando e sendo respeitado. Nesse âmbito de melhorias se faz presente as redes de ensino que passam a ser inclusivas e assim, promover um ensino de qualidade. É notório que o preconceito existe e cabe a escola lutar contra ele para que o educando seja inserido na sociedade. Dessa forma, a escola campo se fez como uma das pioneiras na inclusão, sendo na atualidade modelo e, promovendo o ensino de qualidade com profissionais atuantes e capacitados para atender aos alunos surdos ou com outras deficiências.
Abstract: This study aims to address the trajectory of people with disabilities in the Field School , the subject of our study the deaf thus describe a little about their achievements . Trajectory and achievements marked by difficulties , prejudices. In the beginning, being doomed to abandonment , death , as it is believed that being disabled was punishment , so when a child was born and showed signs of being disabled , then killed her. Many years passed until the right to life , the right to demonstrate that even with disabilities have the ability to have a social life , respecting and being respected . In this context improvements is present school systems to become inclusive and thus promote quality education . It is clear that prejudice exists and it is the school fight him for the student to be inserted in society. Thus, the field school was made as one of the pioneers at inclusion, and the current model , and promoting quality education with active and trained professionals to meet deaf students or with other disabilities .
Keywords: Deficientes
Inclusão em Uruaçu
Escola
Disabled
School Inclusion in Uruaçu
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: LIMA, Cleydimar Cavalcante. A trajetória do aluno com deficiência auditiva no ensino fundamental em Uruaçu. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (História) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3455
Issue Date: 18-Dec-2014
Appears in Collections:História / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG93 - 0486-2014.pdf294.92 kBAdobe PDFDownload/Open Preview
MG93 - 0487-2014.pdf MG93 - 0487-2014111.86 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.