???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4116
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: PROFESSORES FORMADORES E PROFESSORES EM FORMAÇÃO: Um Entrecruzamento Entre a Vida Pessoal e Profissional Destes Sujeitos (2000 a 2007)
???metadata.dc.creator???: Freitas, Márcia Marilha Tavares
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, R. S.
???metadata.dc.description.resumo???: O sucesso da educação depende, diretamente da qualidade dos profissionais que estão à frente da mesma, entre eles, o professor, que investe não apenas em um processo de formação inicial, mas também na formação continuada, para sempre melhorar sua prática. Diante desta questão, busca-se analisar as diferentes perspectivas dos professores em formação e também de professores formadores que participaram da proposta de formação conhecida como “Parcelada”, ministrada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Assim sendo, propõe-se analisar a história de vida de professores formadores e em formação, utilizando para isto o conceito de aprendizagem ao longo da vida. O recurso metodológico utilizado para a elaboração da pesquisa foi, inicialmente a revisão bibliográfica, discutindo o processo de formação docente a partir da perspectiva da aprendizagem ao longo da vida, onde se destacaram referências como Alheit (2006), Nóvoa (2004), Bragança (2012), dentre outros autores. Posteriormente, busca-se através da oralidade em forma de entrevistas conhecer o percurso de formação que os professores tiveram dentro do curso de formação da “Parcelada” e também daqueles que ministraram aulas nesse curso, compreendendo diferentes experiências desenvolvidas, buscando evidenciar se houve dificuldades nesse processo, as limitações enfrentadas, as aprendizagens e as práticas desenvolvidas por esses profissionais.
Abstract: The success of education directly depends on the quality of the professionals who are at the forefront of the same, among them, the teacher, who invests not only in a training process initial training, but also in ongoing training, to always improve your practice. In view of this question, we seek to analyze the different perspectives of teachers in training and also of teacher trainers who participated in the training proposal known as “Instalments”, taught by the State University of Goiás (UEG). Therefore, it is proposed analyze the life history of teacher educators and those in training, using the lifelong learning concept. The methodological resource used for the elaboration of the research was initially the bibliographical review, discussing the process of teacher training from the perspective of lifelong learning, where highlighted references such as Alheit (2006), Nóvoa (2004), Bragança (2012), among others authors. Subsequently, we seek through oral communication in the form of interviews to learn about the training path that teachers had within the “Parcelada” training course and also those who taught classes in this course, comprising different experiences developed, seeking to highlight whether there were difficulties in this process, the limitations faced, the learning and practices developed by these professionals.
Keywords: Professores
Formadores
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Pires do Rio
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: Freitas, Márcia Marilha Tavares. PROFESSORES FORMADORES E PROFESSORES EM FORMAÇÃO: Um Entrecruzamento Entre a Vida Pessoal e Profissional Destes Sujeitos (2000 a 2007). 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Historia) - Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4116
Issue Date: 12-Dec-2017
Appears in Collections:História / Pires do Rio - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG9 22011-2017.pdfMG9 22011/2027295.96 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.