???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4175
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância do estágio supervisionado na formação de professores para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Santana, Edilaine Bento da Silva
Oliveira, Maria Elizabeth Miranda de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Maria Goretti Quintiliano
???metadata.dc.contributor.referee1???: Almeida, Karla Vitoriano e Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Borges, Nay Brunio
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco a importância do estágio supervisionado na formação do acadêmico do curso de pedagogia, respaldado pela obrigatoriedade do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n°9494/96. Esta atividade desempenha papel crucial no processo de preparação de futuros docentes. O objetivo geral deste estudo é analisar e compreender a relevância do contato do acadêmico com a realidade pedagógica nos anos iniciais da Educação Básica. Para embasar teoricamente a pesquisa, foram exploradas as contribuições de renomados autores, tais como Pimenta e Lima (2008), Pimenta (2011), Faria (2011), Kramer (2003) aliadas a documentos norteadores como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL,1998), as Diretrizes Curriculares- DCNEI (BRASIL,2006) a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL,2017), Resolução Nº2, de 1º de julho de 2015 (BRASIL,2015). A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou procedimentos metodológicos que envolveram pesquisa bibliográfica e documental. Dessa forma, este trabalho busca discutir a importância fundamental e os desafios enfrentados no estágio supervisionado nos anos iniciais, explorando de que maneira as experiências vivenciadas contribuíram para a formação docente. Conclui-se que o Estágio com pesquisa se configura como um exercício formativo no Curso de Pedagogia, desempenhando papel crucial na orientação do futuro professor quanto à a autoavaliação, à investigação da própria prática e à reflexão para o aprimoramento e melhoria da visão de mundo.
Abstract: This course conclusion work focuses on the importance of the internship supervised in the training of academics in the pedagogy course, supported by mandatory supervised internship in undergraduate courses, as provided by the National Education Guidelines and Bases Law No. 9494/96. This activity plays crucial role in the process of preparing future teachers. The general objective of this study is analyze and understand the relevance of the academic’s contact with the pedagogical reality in initial years of Basic Education. To theoretically support the research, the following were explored: contributions from renowned authors, such as Pimenta e Lima (2008), Pimenta (2011), Faria (2011), Kramer (2003) combined with guiding documents such as the Curricular Reference National Council for Early Childhood Education – RCNEI (BRASIL, 1998), as Curricular Guidelines - DCNEI (BRASIL,2006) the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL,2017), Resolution No. 2, of July 1, 2015 (BRAZIL, 2015). A qualitative research methodological procedures that involved bibliographic and documentary research. Therefore, this work seeks to discuss the fundamental importance and challenges faced in the supervised internship in the initial years, exploring how experiences experiences developed for teacher training. It is concluded that the Internship with research is configures as a formative exercise in the Pedagogy Course, playing a crucial role in guiding future teachers regarding self-evaluation, investigation of their own practice and reflection for the improvement and improvement of the world view.
Keywords: Ensino fundamental
Anos iniciais
Estágio
Formação docente
Pedagogo
Pedagogia
Educação
Elementary education
Initial years
Internship
Teacher training
Pedagogue teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Oeste - Sede - Sao Luís de Montes Belos
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SANTANA, Edilaine Bento da Silva; OLIVEIRA, Maria Elizabeth Miranda de. A importância do estágio supervisionado na formação de professores para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/4175
Issue Date: 5-Dec-2023
Appears in Collections:Pedagogia / São Luís - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0096-2023.pdfMG37 0096-2023.pdf1.24 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.