???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/766
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
???metadata.dc.creator???: Macêdo, Maria Aparecida da Cruz
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Porto, Zenaide Dias Teixeira
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão de alunos autistas na escola regular atualmente é uma realidade conquistada há poucos anos. E para isto acontecer foi necessária a implantação de muitas leis para se concretizar este processo de inclusão, que é tão importante para a sociedade brasileira, que passa a respeitar as diferenças e a acreditar que todos são capazes de participar do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com Autismo nas escolas regulares nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar as condições estruturais da escola e do seu corpo docente para a inserção destes alunos na escola regular. Durante a pesquisa de campo foram utilizados o instrumento de observação com registro em diário de campo e o questionário aplicado junto aos professores e pais dos alunos com Autismo, cujo foco foi conhecer seus conhecimentos acerca do TEA e das metodologias que podem favorecer a inclusão desses alunos no ambiente escolar. Também se destacarão as principais características da criança com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental e as potencialidades das experiências nessa etapa da Educação a partir das contribuições da família. Conclui-se que família é um dos pilares para o processo de aprendizagem de crianças com TEA. Quando a família é apoiada por equipe multidisciplinar, na qual o pedagogo participa, esse mesmo processo de aprendizagem de crianças com TEA é potencializado.
Abstract: The inclusion of autistic students in regular schools is currently a reality achieved a few years ago. And for this to happen, it was necessary to implement many laws to materialize this process of inclusion, which is so important for Brazilian society, which starts to respect differences and believe that everyone is capable of participating in the teaching and learning process. This work aims to reflect on the inclusion of students with Autism in regular schools in the early years of elementary school and research the structural conditions of the school and its faculty for the insertion of these students in regular school. During the field research, the observation instrument was used with a field diary record and the questionnaire applied to teachers and parents of students with Autism, whose focus was to know their knowledge about ASD and the methodologies that can favor the inclusion of these students. in the school environment. The main characteristics of children with ASD in the early years of elementary school and the potential of experiences at this stage of Education will also be highlighted, based on family contributions. It is concluded that family is one of the pillars for the learning process of children with ASD. When the family is supported by a multidisciplinary team, in which the pedagogue participates, this same learning process of children with ASD is enhanced.
Keywords: Inclusão de aluno autista
Transtorno do Espectro Autista
Escola Pública
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Macêdo, Maria Aparecida da Cruz. Inclusão de alunos com autismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, Luziânia, 2023 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/766
Issue Date: 30-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0011-2023 - Maria Aparecida.pdfTCC_Maria Aparecida447.29 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.