???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/780
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A FORMAÇÃO POLÍTICA DOS PEDAGOGOS DO MUNICÍPIO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS
???metadata.dc.creator???: Andrade, Francisco Keven Rocha de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: Dada a peleja diária enfrentada pelos educadores, dando enfoque ao pedagogo, a luta política dessa classe é tida como ponto inicial para a mudança da conjuntura atual de desmonte da educação como um todo. É na luta por uma educação melhor, que os educadores podem garantir seus direitos e exigir mudanças. Esta pesquisa tem como objetivo analisar quais os limites e potencialidades da formação política de pedagogos (as) de uma escola pública municipal de Valparaíso de Goiás. Além disso, são propostos, enquanto objetivos específicos: i) apresentar o contexto histórico, legal, epistemológico da formação do pedagogo (a) no Brasil; ii) compreender quais são os ambientes de formação política de pedagogos (as) e os modos de realização dessa formação, segundo pesquisas publicadas entre 2011 e 2021; iii) investigar os limites e possibilidades da formação política na voz dos pedagogos (as) e no PPP de uma escola pública do município de Valparaíso. A investigação é de abordagem qualitativa, com a utilização da pesquisa bibliográfica, pesquisa em normativos legais, Estado do conhecimento, análise do PPP para compor o corpus teórico. No campo empírico a investigação utiliza a pesquisa de campo para reunir dados e registros por meio da aplicação de questionário misto e realização de entrevista semiestruturada. Essa pesquisa é baseada nos autores, como:Freire (2021); Saviani (2011); Melo (2007); Ferreira (2017); Weber (2019); Aguiar e Ozella (2013) e Boito Jr. (1999). Esse estudo procura responder ao seguinte problema: Quais os limites e potencialidades da formação política de pedagogos (as) de uma escola pública municipal de Valparaíso de Goiás? Portanto, investigar os ambientes de formação, bem como as formas com que se desenrola essa formação é fundamental para a análise do papel da formação política na visão de mundo e do agir político dos professores em sala de aula e em sociedade. A partir da pesquisa de campo empreendida, constatou-se a importância dos sindicatos na proteção dos direitos dos professores(as) de Valparaíso de Goiás, a ausência de formação política dos professores no PPP da instituição, bem como a aversão para com as atividades de formação política e o desengajamento político dos pedagogos(as).
Abstract: Given the daily struggle faced by parents, approaching the pedagogue, the political struggle of this class is seen as the starting point for changing the current situation of dismantling education as a whole. It is in the fight for a better education that educators can guarantee their rights and demand changes. This research aims to analyze the limits and potentialities of the political formation of pedagogues (as) of a municipal public school in Valparaíso de Goiás. In addition, the following are proposed, as specific objectives: i) to present the historical, legal, epistemological context of teacher training (a) in Brazil; ii) understand what are the environments of political training of pedagogues (as) and the ways of carrying out this training, according to research published between 2011 and 2021; iii) investigate the limits and possibilities of political formation in the voice of educators and in the PPP of a public school in the municipality of Valparaíso. The investigation has a qualitative approach, with the use of bibliographic research, research in legal norms, State of knowledge, analysis of the PPP to compose the theoretical corpus. In the empirical field, the investigation uses field research to gather data and records through the application of a joint assessment and conducting a semi-structured interview. This research is based on the authors Freire (2021); Saviani (2011); Mello (2007); Ferreira (2017); Weber (2019) and Boito Jr. (1999). This study seeks to answer the following problem: What are the limits and potential of the teacher training policy at a municipal public school in Valparaíso de Goiás? Therefore, investigating training environments, as well as the ways in which this training takes place, is fundamental for analyzing the role of training policy in the worldview and political action of teachers in the classroom and in society. From the field research carried out, it was verified the importance of unions in protecting the rights of teachers in Valparaíso de Goiás, the policy of absence of teacher training in the PPP of the institution, as well as the aversion towards the activities of political formation and the political disengagement of pedagogues.
Keywords: Formação política - Professor
Formação do pedagogo
Educação Básica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Andrade, Francisco Keven Rocha de. A formação política dos pedagogos do município de Valparaíso de Goiás. 2023. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, Luziânia, 2023 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/780
Issue Date: 25-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0016-2022 Francisco Keven.pdfTCC_Francisco Keven597.42 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.