???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/781
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: FORMAÇÃO DOCENTE PARA INCLUSÃO E PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZEGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Joice Kelly de Castro
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objeto de estudo a proposta de como tem sido desenvolvida a formação docente junto ao aluno com transtorno do espectro autista. O objetivo geral foi analisar a formação dos docentes para inclusão e processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino fundamental; e como objetivos específicos: analisar num breve aporte teórico conceitual sobre a formação docente e o Transtorno do espectro Autista; Identificar os impasses e os recursos facilitadores para a inclusão e processo de ensino e aprendizagem de alunos com TEA. Dessa forma, utilizamos o método de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, e uma pesquisa de campo realizada em uma Escola Municipal da cidade de Luziânia Goiás, para assim responder o seguinte problema: como vem ocorrendo a inclusão e o processo de ensino e aprendizagem com crianças com transtorno do espectro autista nas escolas regulares? Visto que ainda é pouco compreendido, esta pesquisa identificou algumas dificuldades e a forma dos docentes agirem para com a criança com TEA, como por exemplo: a falta de uma formação especifica. Nesse sentido, é de suma importância que o docente esteja preparado didaticamente e tenha conhecimentos específicos (especializações) para atender as necessidades e também poder compreender o lado familiar (contexto), dando o suporte e orientação escolar necessário.
Abstract: The object of study of this work is the proposal of how teacher training has been developed with students with autism spectrum disorder. The general objective was to analyze the training of teachers for inclusion and the teaching and learning process of students with Autistic Spectrum Disorder in elementary school; and as specific objectives: to analyze in a brief conceptual theoretical contribution about teacher training and Autistic Spectrum Disorder; Identify the impasses and facilitating resources for the inclusion and teaching and learning process of students with ASD. In this way, we used the method of a qualitative bibliographical research, and a field research carried out in a Municipal School in the city of Luziânia Goiás, in order to answer the following problem: how has inclusion and the teaching and learning process with children with autism spectrum disorder in mainstream schools? Since it is still poorly understood, this research identified some difficulties and the way teachers act towards children with ASD, such as: the lack of specific training. In this sense, it is extremely important that the teacher is didactically prepared and has specific knowledge (specializations) to meet the needs and also be able to understand the family side (context), providing the necessary support and school guidance.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autismo
Formação docente
Inclusão escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Ferreira, Joice Kelly de Castro. Formação docente para inclusão e processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, Luziânia, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/781
Issue Date: 23-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0017-2022_Joice Kelly.pdfTCC_Joice Kelly624.26 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.