???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/783
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): realidade, possibilidades e limites
???metadata.dc.creator???: Araújo, Maycon Douglas Soares de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Adão, Jorge Manoel
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho discute acerca da ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a finalidade de investigar se ela está presente, e se estiver, como tem sido trabalhada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O objetivo geral é investigar a realidade, possibilidades e limites da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos; e, especificamente, um estudo a partir do Colégio Estadual Professora Lourdes de Oliveira Sampaio (CEPLOS), localizado em Luziânia, estado de Goiás. Enquanto objetivos específicos ficou estabelecido: refletir a partir de bases teóricas sobre a ludicidade e referências teóricas e legais sobre a EJA; realizar a pesquisa de campo na escola selecionada e, por fim, contextualizar, descrever e analisar as observações e os dados coletados na pesquisa de campo. A metodologia adotada para essa pesquisa foi a qualitativa, com a modalidade de estudo de caso e a técnica de observação e entrevistas semiestruturadas. Os autores utilizados na pesquisa, que compõem o referencial teórico, em especial, são: Arroyo (2005), Freire (1967) e Luckesi (2014). Em nível de considerações finais, percebemos que a ludicidade ou a metodologia do lúdico motiva o aluno da EJA para a aprendizagem, uma vez que essa metodologia utiliza instrumentos atrativos e atividades dinâmicas, o que desconstrói a imagem negativa que o aluno da EJA tem da educação, afinal o adulto devido ao seu cabedal de experiências anteriores da escola ou suas atividades laborais, possui uma forma de aprendizagem diferente das crianças. Em contrapartida, identificamos que o lúdico na EJA é pouco presente ou quase não existe, pois o que ocorre na realidade são adaptações de metodologias que obtiveram sucesso no Ensino Fundamental.
Abstract: The present work discusses about ludicity in Youth and Adult Education (EJA), with the purpose of investigating whether it is present, and if so, how it has been worked. This is a qualitative research. The general objective is to investigate the reality, possibilities and limits of ludicity in the teaching and learning process in Youth and Adult Education; and, specifically, a study from the Colégio Estadual Professora Lourdes de Oliveira Sampaio (CEPLOS), located in Luziânia, state of Goiás. While specific objectives were established: reflect from theoretical bases on ludicity and theoretical and legal references on EJA; carry out field research at the selected school and, finally, contextualize, describe and analyze the observations and data collected in the field research. The methodology adopted for this research was qualitative, with the modality of case study and the technique of observation and semi-structured interviews. The authors used in the research, which make up the theoretical framework, in particular, are: Arroyo (2005), Freire (1967) and Luckesi (2014). At the level of final considerations, it demonstrated that the ludicity or the ludic methodology motivates the EJA student for learning, since this methodology uses attractive instruments and dynamic activities, which deconstructs the negative image that the EJA student has of education, after all, the adult, due to his background of school experiences or his work activities, has a different way of learning from children. On the other hand, we identified that the ludic in EJA is little present or almost non-existent, because what happens in reality are similarities of methodologies that were successful in Elementary School.
Keywords: Ludicidade
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Pandemia Covid-19
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Araújo, Maycon Douglas Soares de. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA): realidade, possibilidades e limites. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, Luziânia, 2023 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/783
Issue Date: 25-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0019-2022_Maycon Douglas.pdfTCC_Maycon Douglas929.23 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.