???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/883
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Importância de se trabalhar exercícios posturais nas aulas de educação física escolar: uma visão para o ensino médio
???metadata.dc.creator???: Mota, Lorena Naves Ramos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Filemon, Orley Olavo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, Dalley César
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Franasses Barbosa de
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: A educação possui a função social de transmitir o conhecimento produzido e integrá-lo ao desenvolvimento das sociedades. Desde a mais tenra idade as sociedades se preocupam em repassar seus conhecimentos, preservar sua cultura, seus hábitos e sua linguagem. A Educação Física sempre buscou cumprir uma função social que esteve atrelada aos interesses da sociedade vigente. Assim, o objetivo desse estudo é analisar a importância dos exercícios posturais nas aulas de Educação Física escolar. É importante ressaltar a importância da prática de atividade física principalmente durante a adolescência devido ao atual estilo de vida dos jovens durante essa fase. Método: trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que abordou a importância das atividades posturais na Educação Física escolar, com buscas realizadas na língua portuguesa em base de dados eletrônicos (Bireme, Google Acadêmico e Scielo) com recorte de 2010 a 2022. Resultados: foram selecionados 7 artigos dentre eles 3 artigos de revisão da literatura e 4 estudos transversais, nos quais mostraram que as disfunções posturais são consideradas multifatoriais, sendo de grande importância a intervenção dentro das escolas. Conclusão: Os achados confirmam a necessidade de intervenções por parte dos profissionais, buscando corrigir hábitos inadequados de postura corporal.
Abstract: Introduction: Education has the social function of transmitting the knowledge produced and integrating it to the development of societies. From an early age, societies are concerned with passing on their knowledge, preserving their culture, habits and language. Physical Education has always sought to fulfill a social function that was linked to the interests of the current society. Thus, the objective of this study is to analyze the importance of postural exercises in Physical Education classes at school. It is important to emphasize the importance of practicing physical activity, especially during adolescence, due to the current lifestyle of young people during this phase. Method: this is a qualitative bibliographical research that addressed the importance of postural activities in school Physical Education, with searches carried out in Portuguese in electronic databases (Bireme, Google Scholar and Scielo) with a cut from 2010 to 2022. Results: 5 articles were selected, including 2 literature review articles and 3 cross-sectional studies, which showed that postural dysfunctions are considered multifactorial, with great importance for intervention within schools. Conclusion: The findings confirm the need for interventions by professionals, seeking to correct inadequate body posture habits. Keywords: Education; PE ; Posture; Postural changes.
Keywords: Educação física
Educação
Postura
Alterações posturais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: MOTA, Lorena Naves Ramos. Importância de se trabalhar exercícios posturais nas aulas de educação física escolar: uma visão para o ensino médio. 2023. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/883
Issue Date: 6-Feb-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0074-2023.pdfMG796 0074-20231.78 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.