???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/894
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | O DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS |
???metadata.dc.creator???: | Borba, Luiz Henrique Oliveira |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Adão, Jorge Manoel |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujo objeto foi “o docente da educação infantil e as tecnologias contemporâneas”, possui como problema “quais as tecnologias contemporâneas que estão ao alcance do docente da Educação Infantil e como ele as utiliza no processo de ensino e aprendizagem?”. O presente projeto tem como objetivo geral pesquisar o relacionamento, domínio e utilização do docente com a tecnologias contemporâneas no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil; e, como específicos: (a) historicizar o magistério no Brasil e a Educação Infantil; (b) conceituar e diferenciar técnicas e tecnologias; (c) refletir a partir de estudos e pesquisas, sobre a relação do docente da Educação Infantil com as tecnologias contemporâneas; (d) e, analisar os dados coletados no estado da arte. Como aporte teórico, utilizamos documentos legais que regem a educação básica nacional, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Constituição Federal (1988); e, direcionado à Educação Infantil, baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009); para a parte de história e tecnologias, estão presentes os autores Mesquida (2013), Innocencio (1978), Kussler (2015) e Kenski (2012). A metodologia escolhida foi de abordagem qualitativa com estudo documental e do tipo estado da arte. Com a pesquisa no estado do conhecimento, foi possível perceber a necessidade de uma formação docente que abranja o uso dessas tecnologias contemporâneas na sala de aula, pois mais importante que as tecnologias são os procedimentos pedagógicos;ou seja, a maneira com a qual o professor irá utilizá-las no ambiente escolar para que não seja uma aprendizagem superficial ou sem significância. |
Abstract: | This present Course Completion Work (TCC), whose object was “the teacher of early childhood education and contemporary technologies”, has as a problem “what contemporary technologies are available to the teacher of Early Childhood Education and how he uses them in the process teaching and learning? ”. This project aims to research the relationship, domain and use of teachers with contemporary technologies in the process of teaching and learning in Early Childhood Education and, as specific: (a) historicizing teaching in Brazil and Early Childhood Education; (b) conceptualize and differentiate techniques and technologies; (c) reflect, based on studies and research, on the relationship between Early Childhood Education teachers and contemporary technologies; (d) and, analyze the data collected in the state of the art. As a theoretical contribution, we use legal documents that govern national basic education, such as the Law of Directives and Bases of National Education (1996) and the Federal Constitution (1988) and, directed to Early Childhood Education, we base it on the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (2009); for the part of history and technologies, the authors are present Mesquida (2013), Innocencio (1978), Kussler (2015) and Kenski (2012). The chosen methodology was of qualitative approach with documentary study and of the state of the art type. With the research in the state of knowledge, it was possible to perceive the need for teacher training that encompasses the use of these contemporary technologies in the classroom, as more important than the technologies are the pedagogical procedures, that is, the way in which the teacher will use them in the school environment so that it is not superficial or meaningless learning. |
Keywords: | Educação Infantil Tecnologias contemporâneas |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Luziania |
???metadata.dc.publisher.program???: | Pedagogia |
Citation: | Borba, Luiz Henrique Oliveira. O docente da Educação Infantil e as tecnologias contemporâneas. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, 2021. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/894 |
Issue Date: | 17-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Pedagogia / Luziânia - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG37 0043-2021_Luiz Henrique.pdf | TCC_Luiz Henrique | 520.06 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.