???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1287
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O lúdico no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil
???metadata.dc.creator???: Sousa, Rosimeire Ferreira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem como objeto de pesquisa a ludicidade no processo ensino-aprendizagem da criança na Educação Infantil, trazendo uma reflexão sobre as metodologias aplicadas com foco na ludicidade como fator determinante no processo ensino-aprendizagem que essa etapa permite desenvolver. Para tanto, tem-se como objetivo geral investigar as possibilidades e os limites da ludicidade na Educação Infantil para o processo ensino-aprendizagem; e, enquanto objetivos específicos, analisar o contexto histórico e legal da ludicidade e suas contribuições para a Educação Infantil; compreender de que forma o lúdico contribui para o processo ensinoaprendizagem na Educação Infantil, de acordo com teses e dissertações publicadas entre 2010 e 2020; e analisar as ações dos professores para a utilização de jogos e brincadeiras na Educação Infantil, segundo teses e dissertações publicadas entre 2010 e 2020. A pesquisa foi de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e do tipo estado do conhecimento em teses e dissertações publicadas no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES entre 2010 e 2020. Os autores que contribuíram para alicerçar este estudo foram Freire (1996); Barbosa (2006); Piaget (1979); Kishimoto (1994; 2007; 2010; 2011; 2014); Vygotsky (1979; 1998); Maluf (2003; 2004). Além disso, embasamo-nos, também, em legislações como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (BRASIL, 1996); o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998); a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017); entre outras. Como resultado, pode-se reafirmar a importância do lúdico (jogos e brincadeiras) para o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Ficou claro, a partir das teses e dissertações analisadas, que a participação dos docentes no processo ensino-aprendizagem de crianças na Educação Infantil mediado pela ludicidade é primordial para o processo de construção do conhecimento. Saber usar o lúdico em sala de aula caracteriza entender o universo infantil, dando significado às suas questões cotidianas e de aprendizagens.
Abstract: This article's research object is playfulness in the child's teaching-learning process in Early Childhood Education, bringing a reflection on the methodologies applied with a focus on playfulness as a determining factor in the teaching-learning process that this stage allows to develop. To this end, the general objective is to investigate the possibilities and limits of playfulness in Early Childhood Education for the teaching-learning process. and, as specific objectives, analyze the historical and legal context of playfulness and its contributions to Early Childhood Education; understand how play contributes to the teaching-learning process in Early Childhood Education, according to theses and dissertations published between 2010 and 2020; and analyze the actions of teachers to use games and games in Early Childhood Education, according to theses and dissertations published between 2010 and 2020. The research had a qualitative approach with bibliographical research and the state of knowledge type in theses and dissertations published on the website of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – CAPES between 2010 and 2020. The authors who contributed to the foundation of this study were Freire (1996); Barbosa (2006); Piaget (1979); Kishimoto (1994; 2007; 2010; 2011; 2014); Vygotsky (1979; 1998); Maluf (2003; 2004). Furthermore, we are also based on legislation such as the National Education Guidelines and Bases Law – LDB (BRASIL, 1996); the National Curricular Reference for Early Childhood Education – RCNEI (BRASIL, 1998); the National Common Curricular Base – BNCC (BRASIL, 2017); among others. As a result, the importance of play (games and games) for the teaching-learning process in Early Childhood Education can be reaffirmed. It was clear, from the theses and dissertations analyzed, that the participation of teachers in the teaching-learning process of children in Early Childhood Education mediated by playfulness is essential for the process of knowledge construction. Knowing how to use play in the classroom characterizes understanding children's universe, giving meaning to their everyday and learning issues.
Keywords: Lúdico
Jogos
Brincadeiras
Educação Infantil
Ludicidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SOUSA, Rosimeire Ferreira de. O lúdico no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1287
Issue Date: 22-Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0080-2022 Rosimeire.pdfTCC_Rosimeire746.81 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.