???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1348
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A formação e a atuação do pedagogo : fragilidades e potencialidades do Curso de Pedagogia do Câmpus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.creator???: Sousa, Ana Caroline Martins de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Andréa, Kochhann
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico teve como objeto de estudo “a formação e a atuação do pedagogo” e é um recorte de um projeto de pesquisa cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), intitulado “Formação e atuação do pedagogo: discussões à luz do Estado da Arte e do Currículo” do qual sou colaboradora e que tem o seguinte problema de pesquisa: quais as fragilidades e as potencialidades apresentadas pelo estado da arte e pelo currículo no tocante à formação e atuação do pedagogo? O projeto adveio das discussões do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI e, a partir disso, desencadeou-se a problemática para esse recorte de investigação: quais as fragilidades e as potencialidades apresentadas pelo Curso de Pedagogia do Campus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás no tocante à formação e à atuação do pedagogo? Assim, o objetivo geral foi investigar as fragilidades e as potencialidades apresentadas pelo Curso de Pedagogia no tocante à formação e atuação do pedagogo; e os objetivos específicos: 1. historicizar a universidade brasileira e o curso de Pedagogia; 2. discutir os elementos de formação e atuação do pedagogo, de acordo com a Resolução CNE/CP n. 01/2006; 3. teorizar e discutir docência ampliada e polivalente e a concepção unitas multiplex; 4. apresentar a constituição histórica e pedagógica da UEG, do Câmpus Luziânia e do Curso de Pedagogia; 5. analisar os elementos do currículo que influenciam na formação do pedagogo para a docência ampliada; e 6. analisar a formação e a atuação dos pedagogos na voz dos professores e dos acadêmicos do oitavo semestre do curso. A pesquisa aproximouse do Materialismo Histórico-dialético por considerar a totalidade, as contradições e mediações do objeto, sendo uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e com o estudo de caso, cujo corpus teórico se alicerçou em Aranha (1996); Brzezinski (1996); Saviani (1999); dentre outros. Além do estudo bibliográfico, foram analisados os seguintes documentos:o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); o Projeto Pedagógico Institucional (PPI); o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPC); e a Resolução CNE/CP n. 01/2006. Na empiria, foi aplicado um questionário misto aos acadêmicos do oitavo semestre do curso de Pedagogia e realizadas duas entrevistas estrutura das (SEVERINO, 2007) com os docentes que lecionaram em mais de 50% das disciplinas ministradas para a turma do referido semestre.A partir da pesquisa, é possível inferir que compete pensar se o currículo da universidade está preparando os pedagogos para atuação em outros ambientes para além da sala de aula, portanto cabe aos acadêmicos questionarem sobre a composição do Projeto Político Pedagógico do Curso, se há o apoio documental para tal atuação em ambientes extra-escolares, e se esta formação/atuação é ampla e crítica.
Abstract: This monographic work had as object of study "the formation and the activity of the pedagogue" and is a cut of a research project registered in the Pro-rectory of Research and Postgraduate of the State University of Goiás (UEG), entitled "Formation and pedagogical activity: discussions in the light of the State of Art and the Curriculum "of which I am collaborator and that has the following research problem: what weaknesses and potentialities presented by the state of the art and the curriculum regarding the formation and performance of the pedagogue ? The project came from the discussions of the Group of Studies in Teacher Training and Interdisciplinarity - GEFOPI and, from this, the problematic for this investigation was unleashed: what weaknesses and the potentialities presented by the Course of Pedagogy of Campus Luziânia da State University of Goiás in relation to the formation and performance of the pedagogue? Thus, the general objective was to investigate the fragilities and potentialities presented by the Pedagogy Course regarding the formation and performance of the pedagogue; and the specific objectives: 1. to historicize the Brazilian university and the course of Pedagogy; 2. discuss the elements of formation and performance of the pedagogue, according to Resolution CNE / CP n. 01/2006; 3. Theorize and discuss expanded and multi-purpose teaching and unitas multiplex design; 4. present the historical and pedagogical constitution of the UEG, Campus Luziânia and the Pedagogy Course; 5. analyze the elements of the curriculum that influence the formation of the pedagogue for extended teaching; and 6. analyze the formation and performance of pedagogues in the voice of teachers and academics of the eighth semester of the course. The research approached Historical-dialectical Materialism considering the totality, contradictions and mediations of the object, being a qualitative research , bibliographical, documentary and with the case study, whose theoretical corpus was based on Aranha (1996); Brzezinski (1996); Saviani (1999); among others. In addition to the bibliographic study, the following documents were analyzed: the Institutional Development Plan (IDP); the Institutional Pedagogical Project (PPI); the Pedagogical Project of the Pedagogy Course (PPC); and Resolution CNE / CP n. 01/2006. At the empiria, a mixed questionnaire was applied to the students of the eighth semester of the Pedagogy course and two structured interviews were conducted with the teachers who taught in more than 50% of the subjects taught to the class of the mentioned semester. Based on the research, it is possible to infer that it is important to think if the university curriculum is preparing the pedagogues for action in other environments beyond the classroom, so it is up to the academics to question the composition of the Political Pedagogical Project of the Course, if there is documentary support for such action in outof- school environments, and whether this training / action is broad and critical.
Keywords: Atuação do Pedagogo
Formação do pedagogo
Curso de Pedagogia - Câmpus Luziânia
Curso de Pedagogia - Matriz curricula
Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: SOUSA, Ana Caroline Martins de. A formação e a atuação do pedagogo: fragilidades e potencialidades do Curso de Pedagogia do Câmpus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1348
Issue Date: 6-Dec-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0100-2018 Ana Caroline.pdfTCC_Ana Caroline579.47 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.