???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1367
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O Encontro de Formação de Professores (ENFORMA): uma análise das (im)possibilidades de formação inicial e continuada
???metadata.dc.creator???: Dutra, Fernanda Maria de Castro
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objeto a formação de professores com a delimitação na formação inicial e continuada que podem acontecer por meio do ENFORMA– Encontro de Formação de Professores do Câmpus Luziânia, no ano de 2018. O encontro formativo é uma ação extensionista iniciada em 2017 e que, em 2018, transformou-se também em uma pesquisa cadastrada na Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Goiás – UEG – com o título “O ENFORMA – Encontro de formação de professores como possibilidade de formação continuada e inicial”, com a delimitação temporal nos encontros de 2017 e 2018. Tanto o projeto de extensão quanto a pesquisa são ações efetivadas pelo GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. Diante disso, foi feito um recorte da pesquisa para este TC que teve como “quais as possibilidades e os entraves da formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Luziânia e da formação inicial dos acadêmicos integrantes do GEFOPI pelo ENFORMA, 2018?”.Enquanto projeto de extensão, o ENFORMA teve início em 2017, mas para a pesquisa de TC, foram considerados os encontros de 2018, posto que houve uma reformulação no projeto inicial para atender uma demanda mais específica da Secretaria Municipal de Educação de Luziânia. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi analisar quais as possibilidades e os entraves da formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Luziânia e da formação inicial dos acadêmicos integrantes do GEFOPI pelo ENFORMA, em 2018; e os objetivos específicos 1. conceituar formação inicial e continuada de professores; 2. discutir as concepções de extensão universitária no Brasil; 3. apresentar o GEFOPI enquanto grupo de estudos; 4. compreender o ENFORMA enquanto projeto extensão acadêmico, processual e orgânico; 5. Apresentar a realização e o alcance acadêmico-científico das edições do ENFORMA em 2018; e 6. analisar, na voz dos atores do ENFORMA de 2018, a formação inicial e continuada de professores. Para tanto, embasou-se teoricamente nos autores Lüdke e André (1986); Freire (1983; 1996); Reis (1996); Demo (2002; 2004; 2006); Severino (2007); Curado Silva (2011); Síveres (2013); Pimenta (2013); Oliveira (2013); Cruz (2017); Curado Silva e Kochhann (2017); dentre outros; bem como documentalmente, nos projetos do GEFOPI e do ENFORMA, disponibilizados na Plataforma Pégasus da Universidade Estadual de Goiás. Assim sendo, a pesquisa foi uma investigação qualitativa, bibliográfica, documental e também um estudo de caso dos atores do GEFOPI e do ENFORMA, cujos instrumentos de coleta de dados foram a observação participante dos encontros formativos; questionários mistos (SEVERINO 2007) aplicados aos cursistas em cada encontro; e entrevistas semiestruturadas realizadas tanto com os cursistas quanto com os acadêmicos do GEFOPI que participaram da maior parte do curso (50 % mais 1 dos encontros). A partir das análises, que consideraram o método da triangulação dos dados proposto por Yin (2001), pôde-se perceber que a medida em que as atividades foram realizadas por meio do ENFORMA foi se constituindo conhecimento tanto os professores da formação inicial quanto aos de formação continuada, pois os resultados dos questionários foram possível perceber que o o professor que não pesquisa é fadado a pratica tradicionalista.
Abstract: This research of aims at the training of teachers with the delimitation in the initial and continuous training that can happen through the ENFORMA - Meeting of Teacher Training Campus Luziânia, in the year 2018. The formative meeting is an extensionist action initiated in 2017 and which in 2018 also became a research registered in the Research Office of the State University of Goiás (UEG) with the title "The ENFORMA - Meeting of teacher training as a training possibility continuous and initial ", with the temporal delimitation in the meetings of 2017 and 2018. Both the extension project and the research are actions carried out by GEFOPI - Group of Studies in Teacher Training and Interdisciplinarity. In view of this, a research was cut for this TC that had as "what are the possibilities and the obstacles of the continuous formation of the teachers of the Municipal Education Network of Luziânia and the initial formation of the academic members of the GEFOPI by the ENFORMA, 2018?" As an extension project, ENFORMA began in 2017, but for TC research, the 2018 meetings were considered, since there was a reformulation in the initial project to meet a more specific demand from the Municipal Department of Education of Luziânia. Thus, the general objective of this work was to analyze the possibilities and obstacles of the continuous formation of the teachers of the Municipal Education Network of Luziânia and the initial formation of the academic members of GEFOPI by ENFORMA in 2018; and specific objectives 1. to conceptualize initial and continuing teacher training; 2. discuss the conceptions of university extension in Brazil; 3. present the GEFOPI as a group of studies; 4. to understand ENFORMA as a project for academic, procedural and organic extension; 5. Present the achievement and the academic-scientific reach of the editions of the ENFORMA in 2018; and 6. analyze, in the voice of the actors of the ENFORMA 2018, the initial and continuing teacher training. For that, it was theoretically based on the authors Lüdke and André (1986); Freire (1983, 1996); Reis (1996); Demo (2002, 2004, 2006); Severino (2007); Curado Silva (2011); Síveres (2013); Pimenta (2013); Oliveira (2013); Cross (2017); Curado Silva and Kochhann (2017); among others; as well as documentally, in the GEFOPI and ENFORMA projects, available in the Pegasus Platform of the State University of Goiás. Therefore, the research was a qualitative, bibliographical and documentary research, as well as a case study of the GEFOPI and ENFORMA actors. instruments of data collection were the participant observation of the formative meetings; mixed questionnaires (SEVERINO 2007) applied to the students at each meeting; and semi-structured interviews with both the trainees and the GEFOPI academics who participated in most of the course (50% plus 1 of the meetings). From the analyzes, which considered the method of triangulation of the data proposed by Yin (2001), it was possible to perceive that the extent to which the activities were carried out through the ENFORMA was becoming knowledge both the teachers of the initial formation and those of continued formation, because the results of the questionnaires were possible to realize that the teacher who does not research is bound to the traditionalist practice
Keywords: Formação inicial - Professor
Formação continuada - Professores
Extensão universitária
Encontro de Formação de Professores de Luziânia (ENFORMA)
Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: DUTRA, Fernanda Maria de Castro. O Encontro de Formação de Professores (ENFORMA): uma análise das (im)possibilidades de formação inicial e continuada. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1367
Issue Date: 6-Dec-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0110-2018 Fernanda Maria.pdfTCC_Fernanda Maria1.17 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.