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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Perspectivas e limites na formação de professores à luz de um grupo de estudos: uma análise do Câmpus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.creator???: Prazer, Naiane Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Andréa, Kochhann
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a “formação de professores”. O estudo apresentou como delimitação o Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI, vinculado ao curso de Pedagogia do Câmpus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), entre 2017 e 2018. Este trabalho compõe um dos subprojetos de uma pesquisa macro, cujo título “FORMAÇÃO DE PROFESSORES: perspectivas e limites considerando um grupo de estudos” analisou o GEFOPI um projeto de extensão que vislumbra favorecer a formação de professores, seja no processo inicial ou continuado. O objetivo geral do trabalho monográfico foi “apresentar as perspectivas e os limites da formação de professores na voz dos atores do Câmpus Luziânia, considerando as ações do GEFOPI”. No intuito de alcançar o objetivo geral, organizaram-se quatro objetivos específicos, quais sejam: 1. historicizar a universidade brasileira correlacionada à formação de professores; 2. discutir a extensão universitária no Brasil correlacionada à formação de professores; 3. apresentar a constituição histórica, bem como a pedagógica da UEG, do Câmpus Luziânia e também do GEFOPI; e 4. analisar a formação de professores na voz dos atores do GEFOPI do Câmpus Luziânia. Para tanto, define-se a pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, compondo o corpus teórico e o estudo de caso, compondo o corpus empírico. O embasamento teórico se alicerçou em Curado Silva (2011), Cunha (1980), Fávero (1977), Jezine (2004, 2006), Síveres (2013), Reis (1996) e outros. Valeu-se, para a análise documental, do Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI e Projeto Pedagógico Institucional – PPI da UEG, bem como do Projeto do GEFOPI. O estudo de caso se organizou pela análise das atividades desenvolvidas pelos partícipes do GEFOPI no Câmpus Luziânia, entre 2017 e 2018, considerando a análise do projeto, dos relatórios da coordenação, bem como pela aplicação de questionário misto aos partícipes do grupo, que foram enviados por e-mail a todos os membros. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as duas coordenadoras do grupo.
Abstract: The present monographic work has as object of study the "teacher training". The study presents as a delimitation the Group of Studies linked to the course of Pedagogy of Campus Luziânia of the State University of Goiás (UEG) between 2017 and 2018. This work composes one of the subprojects of a macro research that has as title "TEACHER TRAINING: perspectives and limits considering a group of studies "that analyzes the GEFOPI - Group of Studies in Teacher Training and Interdisciplinarity - that envisages to favor the formation of teachers, be it in the initial or ongoing process. The general objective of the monographic work is "to present the perspectives and the limits in the formation of teachers in the voice of the actors of Campus Luziânia, considering the actions of GEFOPI". In order to achieve the general objective, 4 specific objectives were organized: 1. to historicize the Brazilian university and the training of teachers; 2. discuss university extension in Brazil and teacher training; 3. present the historical and pedagogical constitution of UEG, Campus Luziânia and GEFOPI; and 4. analyze the training of teachers in the voice of GEFOPI actors from Campus Luziânia. The research presents a qualitative, bibliographical and documentary approach, composing the theoretical corpus and also a case study, composing the empirical corpus. The bibliographic reference is based on Curado Silva (2011), Cunha (1980), Fávero (1977), Jezine (2004, 2006), Síveres (2013), Reis (1996) and others. The documentary analysis of the Institutional Development Project - PDI and Institutional Pedagogical Project - PPI, as well as the GEFOPI Project - Group of Studies in Teacher Training and Interdisciplinary. The case study will be organized by the analysis of the activities carried out by the GEFOPI participants, at Câmpus Luziânia between 2017 and 2018, based on the analysis of the project, the coordination reports, and the application of a mixed questionnaire to the group members, the which will be sent by e-mail to everyone in the group, attempting to refund 50%. It will also use interviews with the two coordinators of the group.
Keywords: Formação de professores
Extensão universitária
Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: PRAZER, Naiane Silva. Perspectivas e limites na formação de professores à luz de um grupo de estudos: uma análise do Câmpus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitário de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1393
Issue Date: 6-Dec-2018
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

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