???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1449
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Literatura infantil: a prática pedagógica e a formação do pequeno leitor
???metadata.dc.creator???: Afonso, Fabrine Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Porto, Zenaide Dias Teixeira
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, far-se-á uma reflexão a respeito da literatura em sala de aula como elemento fundamental no processo de apropriação do conhecimento e sua contribuição para a formação do pequeno leitor. O foco é mostrar como o trabalho com a literatura é desenvolvido em sala de aula como fonte impulsionadora do processo de desenvolvimento e aprendizagem na formação do leitor reflexivo. Nesse sentido, a pesquisa traz à tona as ideias fundamentais dos diferentes papéis que a literatura pode exercer na transformação do pequeno leitor, por meio das descobertas do mundo da leitura. Partindo desse entendimento, temos como objetivo geral: entender de que maneira o trabalho com a literatura em sala de aula favorece a formação do leitor reflexivo no 2° ano do ensino fundamental. E como objetivos específicos: a) Verificar como o PPP contempla o processo de formação do leitor reflexivo através da literatura; b) Analisar se o trabalho com a literatura desenvolvido em sala de aula tem suas ações calcadas para a formação do leitor reflexivo; c) Observar se os livros trabalhados em sala de aula estão de acordo com a etapa do ensino. Para atender a esses objetivos, adotamos alguns procedimentos de coleta de dados da abordagem qualitativa, buscando conhecer um pouco da realidade do trabalho com a literatura infantil no contexto escolar. Como suporte para análise dos dados, optou-se por um referencial teórico baseado, principalmente, em autores como Coelho (2000), Zilberman (1988) e (2003), Pimentel (1998), que abordam a conceituação e histórico da literatura infantil, a importância da leitura na escola para a formação do leitor reflexivo, fazendo articulação entre ambos. Assim, a pesquisa pode contribuir como espaço de reflexão, pois por meio dela, algumas práticas pedagógicas podem ser aprimoradas.
Abstract: In this work, a reflection will be made about literature in the classroom as a fundamental element in the process of appropriation of knowledge and its contribution to the formation of the little reader. The focus is to show how work with literature is developed in the classroom as the driving force of the process of development and learning in the formation of the reflective reader. In this sense, the research brings to light the fundamental ideas of the different roles that literature can exert in the transformation of the little reader, through the discoveries of the reading world. Starting from this understanding, we have as general objective: to understand how the work with literature in the classroom favors the formation of the reflective reader in the 2nd year of elementary school. And as specific objectives: a) Verify how the PPP contemplates the process of formation of the reflective reader through the literature; b) Analyze if the work with the literature developed in the classroom has its actions based on the formation of the reflective reader; c) Notice if books used in the classroom are in accordance with the stage of teaching. To meet these objectives, we adopted some data collection procedures of the qualitative approach, seeking to learn a little about the reality of the work with children's literature in the school context. As support for data analysis, we chose a theoretical framework based mainly on authors such as Coelho (2000), Zilberman (1988) and (2003), Pimentel (1998), who approach the conceptualization and history of children's literature, the importance of reading in the school for the formation of the reflective reader, making articulation between them. Thus, this research can contribute as a space for reflection, because through it, some pedagogical practices can be improved.
Keywords: Leitura
Formação do leitor
Racismo
Educação Infantil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: AFONSO, Fabrine Silva. Literatura infantil: a prática pedagógica e a formação do pequeno leitor. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1449
Issue Date: 21-Nov-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0138-2017 Fabrine Silva.pdfTCC_Fabrine Silva1.09 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.