???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1597
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O processo de ensino-aprendizagem da leitura do Ensino Fundamental I
???metadata.dc.creator???: Costa, Letícia Fernandes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Eneida da
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da leitura, cujo interesse de pesquisa surgiu a partir da análise de pesquisas recentes sobre as capacidades linguísticas desenvolvidas nos educandos do ensino fundamental I. Buscou-se relacionar ao processo de ensino-aprendizagem da leitura a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, como um fator potencializador a ser utilizado nas práticas pedagógicas durante o ensino e estímulo da leitura. O objetivo geral deste estudo foi investigar como a teoria da aprendizagem significativa pode contribuir para o aperfeiçoamento da leitura dos educandos no ensino fundamental I e específicos: a) analisar qual conhecimento os educadores possuem a respeito da teoria da aprendizagem significativa b) descrever quais aspectos da teoria da aprendizagem significativa se fazem presentes nas práticas pedagógicas atuais c) destacar como a teoria da aprendizagem significativa é aplicada no processo de ensino-aprendizagem da leitura. Desta forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo para o alcance dos objetivos propostos e foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação sistemática e a entrevista semiestruturada, que permitiram perceber que os educadores não se utilizam da teoria de Ausubel para planejar suas aulas, pois possuem um conhecimento superficial a respeito da aprendizagem significativa. Contudo de modo inconsciente alguns elementos da teoria como a motivação e o saber prévio se fazem presentes no discurso e na prática pedagógica e contribuem, mesmo que de modo pouco aprofundado, com o desenvolvimento da leitura.
Abstract: This study aims to reflect on the process of teaching and learning of reading, whose research interest arose from the recent research analysis on the language skills developed in students of elementary school I. The aim is to relate the teaching-learning process readingto the theory of "meaningful learning" of Ausubel, as a potentiating factor to be used in teaching practices for teaching and reading stimulus. With the general objective: To investigate how the theory of meaningful learning can contribute to the improvement of reading of students in elementary school I; and specifics: a) analyze what knowledge educators have about the theory of meaningful learning b) describe which aspects of the theory of meaningful learning are present in current pedagogical practices c) highlight how the theory of meaningful learning is applied to the teaching-learning of reading process. Thus, a qualitative, exploratory and field research were realized to reach the proposed goals and were used as data collection instruments: the systematic observation and semi-structured interview, which allowed realizing that educators do not use theory Ausubel to plan their classes because they have a superficial knowledge about the meaningful learning, however unconsciously some elements of theory as motivation and previous knowledge are present in speech and pedagogical practice, and contribute even in a little way depth to the development of reading.
Keywords: Leitura
Processo de ensino aprendizagem
Aprendizagem significativa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: COSTA, Letícia Fernandes. O processo de ensino-aprendizagem da leitura do Ensino Fundamental I. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) ‒ Campus Universitário de Luziânia, Luziânia, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1597
Issue Date: 29-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0177-2016 Letícia Fernandes.pdfTCC_Letícia Fernandes860.83 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.