???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2123
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação inclusiva no ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola da rede pública de Goiás
???metadata.dc.creator???: Mata, Vilma Santana da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Godinho, Maria de Fátima de Araújo
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Molinari, Jean
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se da educação inclusiva como tema, abordando-se questões de natureza teórica e de cunho prático: Educação Inclusiva no Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso – em Uma Escola da Rede Pública de Goiás. Um corpus teórico e um estudo de caso que se complementam, sendo que o segundo exemplifica o primeiro. Metodologicamente, adota-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo como suporte cujas ideias corroboram para a existência de uma educação que, inicialmente, se veste de auxiliadora, mas, na prática, segrega as crianças com necessidades especiais motoras e cognitivas. Com o tempo e na busca por encontrar caminhos alternativos e garantir a acessibilidade e a aprendizagem, instituições, governos, legislações se juntam para corrigir os desacertos e implantar mudanças no ensino das crianças especiais. A principal ideia que norteia as discussões é de que o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, independente de suas dificuldades ou diferenças, defendida pela Declaração de Salamanca de 1994. O estudo de caso mostra um exemplo da nova mentalidade que ora se afigura em uma escola da rede estadual que adota uma prática cognitiva inclusiva a partir da Geografia como componente curricular.
Abstract: It deals with inclusive education as a theme, addressing issues of a theoretical and practical nature: Inclusive Education in Elementary Education: A Study of Case – in a public school in Goiás. A theoretical corpus and a study of cases that complement each other, with the second exemplifying the first. Methodologically, bibliographic research and field research are adopted as support whose ideas corroborate the existence of an education that, initially, she dresses as a helper, but, in practice, she segregates children with special motor and cognitive needs. With time and in the search for find alternative paths and ensure accessibility and learning, institutions, governments, legislation come together to correct errors and implement changes in the teaching of special children. The main idea guiding the discussions is that the fundamental principle of the inclusive school is that all children should learn together, regardless of their difficulties or differences, defended by the Salamanca Declaration of 1994. The case study shows a example of the new mentality that now appears in a school of the state network which adopts an inclusive cognitive practice based on Geography as a component curriculum.
Keywords: Geografia
Educação inclusiva
Ensino fundamental
Ensino de geografia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: MATA, Vilma Santana da. Educação inclusiva no ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola da rede pública de Goiás. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2123
Issue Date: 5-Dec-2016
Appears in Collections:Geografia / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vilma Santana da Mata.pdfMonografia215.33 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.